Romaria do ano que vem já tem lema e data definidos

Próxima edição – a 146ª Romaria de Caravaggio – terá três dias de programação

Agradecer por graças alcançadas e fazer novo pedido à Nossa Senhora do Caravaggio. Este foi o objetivo do casal Cledson Barreto e Mari Marcanzonni que participaram neste final de semana da romaria em honra à Santa. Os dois cumprem o ritual todos os anos e já asseguraram a peregrinação em 2025, quando a 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio vai ser realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio – feriado em Farroupilha em homenagem à padroeira do município, conforme anunciou o reitor do santuário, padre Ricardo Fontana. O lema também já está definido e foi divulgado ao público pelo religioso: “Mãe da Esperança, rogai por nós”.

Conforme os responsáveis pela 145ª edição, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Santuário de Caravaggio no final de semana que passou, 25 e 26 de maio, que teve como lema “Fonte de misericórdia, rogai por nós”. Durante os dois dias da programação, os fiéis se uniram em orações, procissões e reflexões. Como um leme neste tempo de tragédia climática, o reitor, padre Ricardo Fontana, nos apresentou a imagem do Santuário como um porto seguro, onde, ancorados na esperança, os fiéis puderam encontrar “consolo em Maria, Mãe de Misericórdia”.

Na principal celebração do domingo, o bispo dom José Gislon, da Diocese de Caxias do Sul, destacou o amor como palavra-chave para falar sobre a Santíssima Trindade e ajudar os irmãos e irmãs a reconstruírem a esperança. “Amar significa comprometer-se com a vida, com alguém, com uma causa. O amor que não quer compromisso com a vida é falso, não é de Deus. O cristão é aquele que busca, antes de tudo, alimentar a sua vida de fé através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, mas também com o próximo manifestado no amor-serviço”, afirmou.

Na celebração das 17h, que encerrou a programação deste ano, o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, fez uma inspiradora homilia com objetivo de tocar os corações dos fiéis, ressaltando a importância da fé e da devoção em suas vidas. Ele também manifestou gratidão a todos os setores envolvidos na organização desta edição da romaria, reconhecendo seu empenho e dedicação, e destacou os 300 anos do pequeno quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pela família Faoro, que deu início à devoção no Brasil.

Romaria virtual

Na internet, a 145ª Romaria de Caravaggio, segundo dados do aplicativo Reportei, teve números expressivos nas redes sociais do Santuário de Caravaggio. Na página do Facebook, que conta com aproximadamente 112 mil seguidores, alcançou um total de impressões que ultrapassou 819 mil contas. No Instagram, o santuário possui mais de 52 mil seguidores, alcançando mais de 453 mil contas. Na plataforma YouTube, o canal do Santuário de Caravaggio conta com mais de 10 mil inscritos e ultrapassou a marca de 11 mil visualizações. No site do Santuário, www.caravaggio.org.br, foram mais de 15 mil acessos.