Retomada do desfile da Pátria levou cerca de 8 mil pessoas ao centro de Farroupilha
Ao todo 50 entidades como escolas, associações e representações de órgãos públicos e privados passaram pela Coronel Pena de Moraes na manhã deste domingo
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram na manhã deste domingo, 15 de setembro, a retomada dos desfiles cívicos em Farroupilha, depois de cinco anos cancelado por causa da pandemia e adversidades climáticas, A estimativa é do coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Farroupilha, Calebe De Boni. Passaram pela rua Coronel Pena de Moraes, na apresentação que foi adiada do dia 7 de setembro por causa do mau tempo, cerca de mais 2 mil pessoas, representando 50 entidades como escolas municipais, estaduais e particulares, bandas marciais e entidades representativas de diversos setores, público e privado.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Luciana Zanfeliz, se disse emocionada como grande número de pessoas que enfrentou os 12 graus da manhã para prestigiar o desfile em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil (em 7 de setembro de 1822). “Só temos a agradecer a todos os diretores de escolas, professores e alunos, as entidades que desfilaram, justamente dentro do nosso tema proposto, da força e união das pessoas, que foi retratado aqui na Coronel Pena de Moraes”, afirmou a secretária. “Uma nova geração desfilou mostrando o que temos de melhor, valorizando nossa cidade”, concluiu.
Fabiano Feltrin, prefeito de Farroupilha, também comemorou a volta dos desfiles depois de um lapso de cinco anos, afirmando que se empenhou pessoalmente para que isso acontecesse. “Ver toda nossa comunidade presente, as escolas, associações, num desfile de duas horas e 15 minutos, foi algo maravilhoso. Quero agradecer e elogiar a todos que fizeram parte do desfile cívico, lembrando que foi um momento de superação e retomada, depois da pandemia (da Covid-19), enchentes e mais enchentes, famílias que se empenharam para fazer uma apresentação muito emocionante”, disse o prefeito.
“Foi um momento que serviu para deixarmos às futuras gerações nossos valores, a cultura e a tradição”, pontuou o Feltrin. O desfile deste domingo foi aberto pelo trio de soberanas de Farroupilha, Vitória Albuquerque Bartelle e as princesas Maria Eduarda Anceski Busch e Suelen Vitória Olszeski, seguidas pela Banda Municipal Cinquentenário. No primeiro pelotão estiveram as forças de segurança do município, bombeiros e mirins e os três grupos de escoteiros do município. A Associação Farroupilha de Cultura e Tradição Gaúcha (AFCTG), com representações de grupos tradicionalistas e dos Centros de Tradições Gaúchas, integrantes da 25ª Região Tradicionalista encerram as apresentações, pouco depois do meio-dia.