Prefeitura planeja entregar R$ 13 milhões em obras esse ano

A ampliação dos investimentos é feita mesmo diante da crise que ainda afeta o país e o estado

O ano de 2019 tende a ser de inúmeras realizações em Farroupilha. A Prefeitura se prepara para concluir, ao longo do ano, 29 obras que devem beneficiar áreas diversas da cidade, como educação, turismo, habitação, zona rural, revitalização de locais urbanos estratégicos e muitos outros. Ao todo, os investimentos estão estimados em mais de R$ 13 milhões.

De acordo com o prefeito Claiton Gonçalves, as obras, nesse momento, têm condição de melhorar a mobilidade urbana do município, fomentar o desenvolvimento econômico e dar condições de vida melhor ao cidadão nas suas necessidades mais importantes, como saúde e educação. São ferramentas fundamentais no binômio trabalho x renda.
E não se trata apenas de planejamento. Desse total, 13 já estão sendo realizadas. Entre elas, a Restauração do Museu Casa de Pedra, a 6ª etapa da Pista de Caminhada na estrada de Caravaggio, a construção do Museu da Imigração Italiana, da Uva e do Vinho e a construção de quadras poliesportivas, por exemplo.

Parte das 16 restantes já foram licitadas e serão iniciadas em breve. Outra parte está em fase de planejamento e elaboração dos projetos. Iniciativas como pavimentações de ruas, ampliação e modernização da Piscina Pública, construção de creche, implantação de praças recreativas, esportivas e de lazer, 220 apartamentos do projeto Minha Casa, Minha Vida estão entre essas.

Apesar da crise econômica que ainda abala o país e o estado, a Prefeitura tem feito várias parcerias para garantir a ampliação dos investimentos. Dessa forma, o volume de recursos do conjunto dessas obras são oriundos de convênios com ministérios, bancos, de emendas parlamentares e de contrapartidas do próprio município.

O prefeito Claiton comenta esses investimentos mesmo no cenário de crise. O município tem crédito, consegue recursos de parceiros, tem capacidade de endividamento e tem maximizado o dinheiro público a partir do novo modelo de licitações, inaugurado em 2013, que sepultou definitivamente a carta-convite, destacou.

Além disso, chama atenção a forma como essas iniciativas são executadas. De acordo com o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin, a equipe técnica da Prefeitura executa os processos administrativos com eficiência. Não apenas iremos fazer uma quantidade grande de entregas. Vamos fazê-las seguindo integralmente o que nos exige a Lei.