Prefeitura de Farroupilha faz ponto facultativo durante o Carnaval. Bancos fecham e estado altera horários
A secretaria de Gestão e Governo da Prefeitura de Farroupilha comunica que não haverá atendimento externo no Centro Administrativo e

A secretaria de Gestão e Governo da Prefeitura de Farroupilha comunica que não haverá atendimento externo no Centro Administrativo e Anexos II e III, nos dias 3 e 4 de março de 2024, por conta do período de Carnaval. Os serviços voltam a ser prestados normalmente na quarta-feira, dia 4 de fevereiro. Na segunda-feira de Carnaval, não haverá atendimento nos Postos de Saúde, Farmácia de Todos, Centro de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Administrativo do Pró-Saúde, Marcação de Consultas e Saúde Mental. Os atendimentos serão retomados na terça-feira.
O Centro de Saúde manterá o atendimento normal das 7h30min às 19h30min durante o período. As escolas municipais e contraturnos não terão aulas nos dias 3 e 4 de março, retornando as atividades na quarta-feira, 5 de março. O Albergue Municipal terá atendimento normal das 19h às 7h, assim como os serviços da Ecofar, que manterão a varrição, capina e recolhimento de lixo. A piscina estará aberta ao público durante o Carnaval. Como ocorre todas as semanas, na segunda-feira o local estará fechado para manutenção.
Bancos
O Carnaval de 2025 também vai alterar o horário de funcionamento das agências bancárias em todo o país. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nos bancos na segunda, dia 3, e terça-feira, dia 4 de março. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX vai continuar funcionando normalmente.
O atendimento será retomado na quarta-feira de Cinzas, dia 5, a partir das 12h no horário de Brasília, com encerramento no horário normal de fechamento das agências. Nos locais onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, o início do expediente bancário na quarta-feira será antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.
Estado
Na segunda-feira, 3, na terça-feira, dia 4 e na quarta-feira, 5 de março, haverá alterações nos serviços públicos em razão do Carnaval e da quarta-feira de Cinzas, conforme decreto do governo do estado. Confira as alterações nos serviços.
Segurança Pública
Telefones de emergência:
Polícia Civil – plantão para emergências: 197
SSP – disque-denúncia: 181
Polícia Civil (WhatsApp/Telegram): (51) 98444-0606
Delegacia on-line: www.delegaciaonline.rs.gov.br
Denúncia digital: www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
Brigada Militar (BM): 190
Corpo de Bombeiros: 193
Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM): 198
Denarc (plantão 24 horas para denúncias de tráfico de drogas): 0800 0518 518
Defesa Civil Estadual: 199
Saúde
Hemocentro
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): fechado
O serviço será retomado na quarta-feira (5/3), a partir de 13h.
Av. Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon – Porto Alegre
Telefones: (51) 3336-6755/3339-7323/3339-7330
Samu
Plantão 24 horas pelo telefone 192 ou pelos números alternativos (51) 33200-100 ou (51) 33200-192 (plantão 24 horas). A solicitação de socorro ao Samu também pode ser realizada pelo aplicativo Chamar 192. Serviço sujeito a condições de trafegabilidade do município.
Centro de Informações Toxicológicas (CIT)
Plantão 24 horas no 0800 721-3000 ou nos WhatsApp (51) 98405-2368 ou (51) 98405-1994.
Trabalho
Na segunda-feira (3/3) e na terça-feira (4/3), não haverá expediente nas Agências FGTAS/Sine, devido ao feriado de Carnaval. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (5/3), a partir das 13h. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521) e do Programa Gaúcho de Artesanato (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).
Entrega Cartão Cidadão na FGTAS Porto Alegre
Call Center do Devolve ICMS
Lazer e turismo
Jardim Botânico
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): 9h às 17h
– Quarta-feira (5/3): 9h às 17h
Endereço: Av. Salvador França, 1.427, bairro Jardim Botânico – Porto Alegre
Parque Zoológico de Sapucaia do Sul
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): 9h às 17h
– Quarta-feira (5/3): 9h às 17h
Endereço: BR-116, km 252, bairro Colonial – Sapucaia do Sul
Centro de Atenção ao Turista (CAT)
Rodoviária: Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70
Fechado temporariamente.
Aeroporto: Av. Severo Dullius, 9.010
Fechado temporariamente.
Centro de Estadual de Treinamento Esportivo (Cete)
Sábado (1/3): 6h às 16h
Domingo (2/3): 6h às 13h
Segunda (3/3): 6h às 13h
Terça (4/3): 6h às 13h
Quarta (5/3): 6h às 21h
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 700, bairro Menino Deus – Porto Alegre
Agricultura
Ceasa
Segunda-feira (3/3)
Hortigranjeiros – Pavilhão dos Produtores e Boxes dos Atacadistas: fechado
Setor de carnes: 7h às 17h
Setor de flores: 7h às 15h
Setor de plásticos e embalagens: fechado
Terça-feira (4/3)
Hortigranjeiros – Pavilhão dos Produtores e Boxes dos Atacadistas: 7h às 15h
Setor de carnes: 7h às 17h
Setor de flores: 7h às 15h
Setor de plásticos e embalagens: 7h às 14h
O funcionamento será retomado normalmente na quarta-feira (5/3).
Na segunda-feira (3/3), terça-feira (4/3) e quarta-feira (5/3), devido aos feriados de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) trabalhará em regime de sobreaviso para notificações das áreas animal e vegetal.
O expediente retornará ao normal na quarta-feira (5/3), a partir das 13h.
Área Vegetal
A área vegetal atenderá pelo WhatsApp (51) 98412-9961 para registro de ocorrências. O número não aceita ligações, apenas mensagens. O e-mail transito-vegetal@agricultura.rs.gov.br estará disponível para assuntos relativos à Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e ao Guia de Livre Trânsito de Vinhos e Derivados (GLT). Para atendimento às vinícolas, o canal de contato é o e-mail cadastrovinicola@agricultura.rs.gov.br.
Área animal
A área animal atenderá a notificações de suspeitas de doenças enviadas aos seguintes números de WhatsApp (aceitam apenas mensagens):
Canal Notifica: (51) 98445-2033
Direção: (51) 99888-8661
Diretor-adjunto: (51) 98446-3321
Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal: (51) 98114-1500
Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal: (51) 99710-4900
Supervisão Regional Alegrete: (55) 99644-5082
Supervisão Regional Bagé: (53) 99967-7486
Supervisão Regional Caxias do Sul: (51) 98594-3545
Supervisão Regional Estrela: (55) 99994-3711
Supervisão Regional Ijuí: (55) 99132-3586
Supervisão Regional Lagoa Vermelha: (54) 99928-1848
Supervisão Regional Osório: (51) 99926-7027
Supervisão Regional Palmeira das Missões: (54) 99954-6386
Supervisão Regional Passo Fundo: (54) 99914-9177
Supervisão Regional Pelotas: (53) 99990-7095
Supervisão Regional Porto Alegre: (51) 99423-8429
Supervisão Regional Rio Pardo: (51) 99878-8886
Supervisão Regional São Luiz Gonzaga: (55) 99997-6760
Supervisão Regional Santa Maria: (55) 99159-1397
Supervisão Regional Santa Rosa: (55) 98129-3745
Tudo Fácil
Porto Alegre
Centro
– Sábado (1/3): fechado
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): fechado
– Os atendimentos serão retomados na quarta-feira (5/3), às 13h
Endereço: POP Center (av. Júlio de Castilhos, 235, 3º andar)
Zona Sul
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): fechado
– Os atendimentos serão retomados na quarta-feira (5/3), às 13h
Endereço: av. Wenceslau Escobar, 2.666 – Tristeza
Zona Norte
– Sábado (1/3): fechado
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): fechado
– Os atendimentos serão retomados na quarta-feira (5/3), às 13h
Endereço: Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, 2611, 3º andar)
Procon RS
– Segunda-feira (3/3): fechado. Atendimento eletrônico por meio do site, para registro de reclamações.
– Terça-feira (4/3): fechado. Atendimento eletrônico por meio do site, para registro de reclamações.
– Quarta-feira (5/3): fechado pela manhã. Atendimento eletrônico por meio do site, para registro de reclamações. Aberto a partir de 12h.
– O Procon RS somente atende a consumidores de municípios onde não há Procon local instalado. Para agendamento de atendimento na capital, acesse https://www.procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor.
Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM VAM RS)
– Segunda-feira (3/3): fechado. O atendimento continua sendo realizado pelo 180, Delegacias da Mulher e delegacias comuns. Em caso de emergência e urgência imediata, ligue para o 190.
– Terça-feira (4/3): fechado. O atendimento continua sendo realizado pelo 180, Delegacias da Mulher e delegacias comuns. Em caso de emergência e urgência imediata, ligue para o 190.
– Quarta-feira (5/3): fechado durante a manhã. O atendimento continua sendo realizado pelo 180, Delegacias da Mulher e delegacias comuns. Em caso de emergência e urgência imediata, ligue para o 190. Aberto a partir das 12h.
IPE Saúde
– Segunda-feira (3/3): fechado, não haverá atendimento presencial e por telefone.
– Terça-feira (4/3): fechado, não haverá atendimento presencial e por telefone.
– Quarta-feira (5/3): fechado para atendimento presencial. Retorno do atendimento telefônico a partir das 13h.
Centro Administrativo Fernando Ferrari
– Segunda-feira (3/3): fechado
– Terça-feira (4/3): fechado
– Quarta-feira (5/3): a partir das 13h
Av. Borges de Medeiros, 1501 – Praia de Belas
Ouvidoria-Geral do Estado (OGE)
– Segunda-feira (3/3): sem atendimento presencial
– Terça-feira (4/3): sem atendimento presencial
Retorno do atendimento presencial na quarta-feira (5/3), das 13h às 18h.
Endereço: Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Praia de Belas, Porto Alegre).
E-mail: ouvidoriageral@casacivil.rs.gov.br
Telefone: 0800 541 6136
Site: ouvidoriageral.rs.gov.br
Agendamento do atendimento presencial
DetranRS
Na segunda-feira (3/3) e na terça-feira (4/3), não haverá atendimento pelo chat, na sede administrativa em Porto Alegre (Rua Washington Luis, 904) e nas unidades presenciais no Tudo Fácil. Demandas podem ser encaminhadas pelo Fale conosco e Ouvidoria, por formulário no site da entidade. O Disque-DetranRS (0800 905 5555) e WhatsApp (800 9055555) funcionam normalmente.
O atendimento retorna na quarta-feira (5/3), a partir das 13h.
Habitação
Não haverá atendimento aos mutuários da Cooperativa Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab) e Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs) na segunda-feira (3/3) e na terça-feira (4/3), além da quarta-feira (5/3) pelo turno da manhã.
O atendimento será retomado na quarta-feira (5/3), das 13h às 17h30, no 14º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros, 1501, Praia de Belas, Porto Alegre).
Contatos:
Telefone: (51) 3288-4602 | 3288-4641 | 3288-4652
WhatsApp: (51) 98130-0033
E-mail: cohab-escrituras@sehab.rs.gov.br
E-mail: habitacional-ipergs@sehab.rs.gov.br