Prefeitura de Farroupilha faz levantamento de carros abandonados na cidade e notificará proprietários
Veículos deverão ser retirados das ruas em até 10 dias após notificação

A Prefeitura de Farroupilha, em uma parceria entre a Secretaria de Gestão e Governo e de Urbanismo e Meio Ambiente, está realizando levantamento e mapeamento de veículos que estão estacionados em situação de abandono em ruas e avenidas do município, para que os proprietários possam ser notificados e realizarem a retirada dos carros dos referidos locais.
Conforme o secretário de Gestão e Governo, Thiago Galvan, após finalizados o processo de mapeamento, o poder público buscará junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a identificação dos proprietários para que estes sejam notificados. Os donos terão até 10 dias para realizar a retirada dos veículos.Passado este período, os veículos serão recolhidos pela administração municipal.
De acordo com o Código de Posturas Municipal, são considerados abandonados todos veículos em via pública por tempo igual ou superior a 10 dias, sem placas de identificação ou, quando com placas de identificação, possuir qualquer das seguintes características ou ocorrências: mau estado de conservação, evidenciando inoperabilidade, sem identificação do número de chassi ou motor, sinais de oxidação pela exposição às variações climáticas. gerando acúmulo de lixo ou mato sob ele ou em seu entorno, dentre outros.
É importante salientar que o veículo recolhido ficará à disposição dos proprietários por 60 dias. Ao final desse prazo será levado a leilão. Para a retirada do veículo do depósito, que poderá ser próprio, terceirizado ou conveniado ao município, os proprietários deverão se responsabilizar pelos custos do recolhimento e depósito, assim como da multa, aplicada pelo fiscal responsável no momento da notificação.