Pedidos que fazem os olhos brilharem

Natal com crianças ganha um significado ainda mais especial, pois a pureza de seus corações é contagiante. Elas pedem de tudo, mas o campeão na lista do papai Noel é o brinquedo

Os brinquedos lideram a lista de desejos das crianças para o Natal. Há tempos é assim, afinal, a relação entre eles e elas ultrapassa o lazer e alcança patamares de desenvolvimento cognitivo, ou seja, da capacidade de pensar e aprender.

Para a maioria das crianças, Natal é sinônimo de Papai Noel e presentes. Elas fantasiam sobre a entrada do velhinho em suas casas, esperam ansiosas por ele. Umas acreditam que ele só passa quando estão dormindo, outras dizem que já o viram caminhando dentro de seus lares. Seja como for, a imaginação ganha asas, o que gera uma luz especial à ocasião.

Alguns pequenos acabam surpreendendo, como constatamos nas cartinhas entregues no Corpo de Bombeiros, nas quais constam pedidos como cestas básicas, fraldas, bombons.

De forma unânime, criança gosta mesmo é de brinquedo e eles são tão antigos quanto a história: as primeiras bonecas de brincar surgiram no Egito, há 5 mil anos. Foram os alemães que criaram as primeiras fábricas de brinquedos, no século XV. 

Conheça os pedidos da Amanda, da Isabelli, da Eduarda e do Miguel clicando na fotinho de cada um no final do texto!

O Natal na Casa Lar Padre Oscar Bertholdo 

Na Casa Lar, onde há oito crianças, de zero a 14 anos, também existem pedidos de Natal e embora falte a presença de um pai e uma mãe, a festa por lá tem de tudo: árvore, presentes, ceia, alegria.
O Natal das crianças da Casa Lar também tem a magia que tentamos proporcionar a todos nessa época do ano. Todos se preparam com banho tomado, roupa nova e muita expectativa com a chegada do bom velhinho. A ceia é preparada pela cozinheira da casa, tomando cuidado para deixar a mesa bem bonita e colorida, com frutas deliciosas, um peru lindamente decorado e todas as outras comidas tradicionais do momento. Além das crianças e dos colaboradores daquele plantão, as famílias dos funcionários também são convidadas a participar. Muitas das crianças contam, com certo brilho no olhar, que nunca tiveram uma ceia tão linda quanto a que é organizada na Casa Lar, explicam a coordenadora Crisitane Rotili e a psicóloga Rejane Comin.

Segundo elas, as crianças desfrutam com alegria do que é oferecido e as educadoras se esforçam para proporcionar um ambiente afetivo, que dê conta de suprir a falta do abraço do pai e da mãe. Elas vivem e aproveitam esse momento intensamente, mas o que pensam, quietinhos, quando a noite acaba, só elas poderiam nos dizer, comentam.

Os pedidos
Rejane conta que as crianças fazem pedidos de Natal e algumas pessoas solicitam que cartinhas sejam escritas. Elas pedem coisas que toda criança quer: Lol, bicicleta, skate, Barbie. Os maiores pedem perfume e roupas da moda, explica.

Criança é criança em qualquer lugar e onde elas estiverem, o Natal será sempre mais especial.  

___________________________________________________________________________________________


REPORTAGEM:
CLAUDIA IEMBO
claudia@ofarroupilha.com.br