Muito a conquistar, mas muito a celebrar também

Agricultoras e militantes de movimentos relacionados ao campo dividiram experiências

                O Sintrafar, Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha, recebeu as participantes do tradicional Encontro de Mulheres, no último dia 23. A tarde foi de esclarecimentos proveitosos.
A plateia, formada em sua maioria por mulheres agricultoras, estava bastante participativa e ávida por novidades, compartilhadas por quem esteve com o microfone em mãos.
                Não faltaram depoimentos emocionantes que serviram de inspiração para todas. Algumas mulheres expuseram as atividades que realizam, como a dona Benvinda, uma das fundadoras da Associação de Artesãos, que se colocou à disposição para ensinar a arte de fazer bolsas e chapéus em palha.
                As mulheres da Pastoral da Saúde falaram sobre a manutenção das tradições de seus ancestrais com a manipulação das ervas em benefício da saúde.
               Josecarla Signor, que já foi presidente do Sintrafar, falou sobre as dificuldades da mulher quando ela opta por ocupar espaços na vida pública. Ela, que é suplente de vereador, ressaltou a importância e a necessidade de se fazer política. Nós estamos aqui hoje, saímos de casa, saímos do nosso mundo e estamos fazendo política. Política é dialogar, é ajudar e interagir com o outro.
              Agricultoras e militantes de movimentos relacionados ao campo dividiram experiências. Se antes as mulheres eram apoiadoras de seus maridos, hoje elas agradecem o apoio que recebem deles. A ação é delas. Elas são autoras de suas próprias vidas.
             Muito a conquistar, mas muito a celebrar também. Como afirmou Márcio Ferrari, atual presidente do Sintrafar, mulheres são o esteio da família.