Minirrústica alusiva à diabetes infantil reúne mais de 450 crianças

A terceira edição realizada no domingo, dia 24, na pista do Estádio das Castanheiras, reuniu pais, professores, diversos profissionais, apoiadores e atletas mirins de sete a 15 anos

Adriana Lins – Jornalista

.

Mais uma vez o esporte serviu como importante mensagem à conscientização sobre uma das doenças crônicas mais comuns da infância, alertando a comunidade sobre os desafios e necessidades das crianças que enfrentam essa condição de saúde. A corrida teve ainda o objetivo de incentivar a prática esportiva e a integração social desses jovens. Um público de mais de 2 mil pessoas acompanhou as provas de 200m a 600m disputadas por crianças, pré-adolescentes e adolescentes, sob o olhar atento dos pais, aplausos e muita descontração. Foram entregues kits com boné, camiseta, mochila e garrafa de água para os primeiros 250 inscritos.

A ação é uma iniciativa de Neusa Pietta, que junto ao coordenador do evento, Cilonei Monteiro, e da empresária Gabriele Azevedo, além de um grupo de profissionais ligados a saúde, abraçaram a causa e conseguiram promover, mais uma edição do que, para eles, representa um olhar diferente sobre o diabetes e a oportunidade de troca de conhecimento. “A minirrústica é um alerta sobre os sintomas da doença e, principalmente, um incentivo para maior atividade física das crianças, menos telas, mais esporte e consequentemente, saúde e qualidade de vida”, ressaltou Neusa.

Conforme os organizadores, a recompensa foi o número significativo de inscritos, mais de 450 crianças, a alegria e entusiasmo dos participantes e presentes. “Esta edição foi possível graças ao trabalho e incentivo de muitas pessoas especiais, que de alguma forma contribuíram, como patrocinadores, apoiadores, escolas e tantos outros, como a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos, a empresária Silvia Rossi, Mateus Wagner, de Bento Gonçalves, árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, o presidente da CICS, Vinicius Pessin, Carlos Grasselli, do Lions Clube Farroupilha Centro e Resgate Voluntário de Farroupilha e imprensa. A minirrústica é de todos e para todos. Muito obrigado aqueles que estiveram presentes”, destacaram.

Evento conseguiu transmitir importante mensagem sobre o cuidado com a diabetes, reuniu crianças e adolescentes em momento de descontração, e contribuiu para a inclusão de todos. A minirrústica teve o apoio de muitas pessoas e entidades, entre elas, CICS, Lions Clube Farroupilha Centro, Resgate Voluntário de Farroupilha e imprensa, além da presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos