Grupo Serramoda lança inovação aos clientes
O Grupo Serramoda acaba de realizar sua 2ª Convenção de Agentes de Moda, um sucesso, segundo o idealizador Bobi Bozzetti. Ele, que é referência pioneira em negócios de moda, fala das novidades

Cláudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br
No dia 14 de fevereiro, Farroupilha foi palco para a apresentação das novidades na 2ª. Convenção de Agentes de Moda – evento idealizado e realizado pelo Grupo Serramoda, formado pelos shoppings Farroupilha´s Center, 585 e o Centro de Compras Bom Princípio – que forneceu inovações capazes de gerar resultados positivos para os profissionais do segmento.
Entre palestras motivacionais que contaram histórias de sucesso, como a da empresária Maria Anselmi, o lançamento do aplicativo que possibilita total gestão dos negócios por parte dos agentes de moda e outro repleto de vantagens e facilidades para os clientes dos agentes. “Levamos dois anos para implantar as ferramentas neste mercado que mudou muito com a pandemia, deixando-o menos presencial. Com estes lançamentos facilitamos a vida dos agentes e dos clientes, pois ao agente de moda permitimos o total controle de sua empresa, com os dados na palma da mão para sua gestão nos diversos locais em que passam com seus clientes. Já para os clientes deles, investimos para que tenham em mãos as informações sobre seus limites, seus acessos e programas de vantagens. Tudo pela leitura de um QR Code”, explica o empresário Nilton (Bobi) Bozzetti.
Tanta agilidade no atendimento promete revolucionar os grandes movimentos ocasionados especialmente no inverno, estação em que chegam ônibus e vans trazendo clientes de dentro e de fora do Rio Grande do Sul aos shoppings de atacado do Grupo Serramoda. “Vamos funcionar como funcionam os aeroportos, onde chegamos com um QR Code e seguimos adiante. Tínhamos que caminhar para isso e todos adoraram a novidade, já procurando baixar o aplicativo. Quanto mais cedo o agente de moda tiver seus clientes cadastrados no aplicativo, mais fácil será o controle”, diz.
Mais novidade
Além dos aplicativos, outra novidade apresentada aos agentes de moda foi o robô que “vai minerando clientes, que recebem informações automatizadas”. “Caso o cliente faça contato, aí entram as equipes que vão dar continuidade ao atendimento. Ferramenta muito importante! ”, acrescenta o empresário.
Bozzetti ressalta que o evento contou com apoios importantes como: Anselmi, Sicredi, Grupo IESA, V12 Customização de VANS, Smart Sistemas, Lunelli Textil e Bling Sistemas. “Os agentes de moda já estão pedindo outra convenção e nós vamos programar, sim, com mais parceiros que já manifestaram a vontade de participar”, comemora.
Já estão pedindo outra convenção e nós vamos programar, sim, com mais parceiros – Nilton Bozzetti (Bobi), empresário
Estação 713
“Para qualquer decisão é preciso informação”, ensina o empresário que revolucionou o mercado da moda na cidade. Há 30 anos lançava o shopping Estação 713, na Rua Treze de Maio, 713. “Cinco de março de 95 inauguramos o shopping com 50 lojas de 10 m² e a procura foi tão grande que na metade daquele ano inauguramos mais 50 lojas no prédio e de lá muitos frutos saíram, como marcas que estão firmes até hoje! O grande diferencial do 713 era a concentração das lojas em um único local”, explica.
Em 2002 surgia o Farroupilha´s Center, o primeiro shopping atacadista do RS e um desafio enfrentado. “Um ano de muito calor aquele e o agente de moda estava acostumado a trabalhar conosco somente no inverno, além disso o espaço era para 100 lojas e iniciamos com 56. Fechamos o ano com apenas 14 lojas. Desespero total e fomos buscar alternativas, buscar clientes fora do estado, reformulamos a estrutura do prédio, aumentando espaço das lojas, e com o tempo trouxemos os lojistas com marcas vindas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina. Os olhos se voltaram para nós e começamos a crescer”, conta Bobi.
Shopping 585
Com os negócios progredindo, em 2009 foi criado o Shopping 585 e em 2012 um shopping de varejo, o Impéria. Outro desafio. “Um ano terrível com o governo federal, sofremos, mas com o auxílio da família Anselmi conseguimos adquirir o empreendimento. Com o tempo transferimos o 585 para lá, onde está até hoje e é um sucesso porque nossas operações são boas o ano inteiro, ao contrário do passado, onde vendíamos mais no inverno. Hoje, temos fluxo de clientes o tempo todo, vindos de todo o estado e de fora dele. Nosso polo cresceu muito e se destaca a organização das empresas, onde o atendimento representa 50% das vendas”, analisa. Para o empresário, é imprescindível o investimento em ferramentas de tecnologia que possam fazer frente às dificuldades, sejam quais forem. Daí a essência desta última convenção direcionada aos agentes de moda.
O empresário
Em Farroupilha, se existe um nome que pode ser atribuído aos negócios da moda, este nome é o de Nilton Luiz Bozzetti, o Bobi, que herdou a veia empreendedora da mãe Nair, uma das expoentes do comércio no município. Ainda menino começou a trabalhar com ela, atrás do balcão do armazém que vendia secos e molhados. Com o olhar perdido naquele tempo, atrás das lembranças gravadas na retina, ele recorda: “Pesávamos em uma balança e fazíamos o embrulho da mercadoria em papelão, torcido nas pontas”, exemplifica com o gestos e sorrisos.
Dos 17 aos 37 anos trabalhou em uma cooperativa na Linha Jacinto e neste tempo começou a mostrar a todos o talento empreendedor com a criação da construtora, do shopping Estação 713 e com o pontapé inicial no Parque das Águas, um atrativo turístico da cidade. Desvencilhou-se das atividades para então se dedicar exclusivamente aos shoppings. Com um perfil de buscar alternativas para enfrentar os desafios, sempre focado nos objetivos, o empresário divide a fórmula para o êxito. “Tem que ser muito persistente e eu sou. Não sossego enquanto não resolver o que precisa ser resolvido e por isso me envolvo muito com pessoas. Às vezes, a solução vem de uma conversa qualquer. É preciso se relacionar, esta é a chave para tudo, o que propicia o fazer diferente dos outros para crescer”.
Futuro
Com seu escritório dentro do Farroupilha´s Center, Bobi e a irmã Miriam seguem à frente da administração dos shoppings. O futuro para ele está calçado no constante acompanhamento às mudanças. “Temos clientes muito específicos e precisamos estar conectados a eles o tempo todo, entendendo suas necessidades e oferecendo diferenciais. Hoje, esta é uma questão de sobrevivência e de continuidade do negócio. “Quem ficar sentado esperando não vai durar muito tempo”, conclui, lapidado pelas experiências de seus 65 anos.

A convenção ressaltou os investimentos em tecnologia

Maria Anselmi motivou com a história da sua empresa, referência nacional












