Festivais gaúchos de dança e chula vão ser no próximo fim de semana em Farroupilha
Promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho reúne grupos artísticos e homenageia os diferentes estilos das danças típicas do Rio Grande do Sul
A partir de sexta-feira, 18 de outubro, e até domingo, 20, o Parque Cinquentenário, em Farroupilha, se transformará no palco de um evento no qual a paixão pelo tradicionalismo se une ao talento de jovens e veteranos dançarinos. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) promove a 9ª edição do Festival Gaúcho de Dança (Fegadan) e a 8ª edição do Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), eventos que evidenciam a técnica e a beleza da dança gaúcha.
Nesta sexta-feira o Fegadan inicia às 19h com apresentações da categoria pré-mirim. A primeira será do CTG Paixão Cortes, seguido pelo CTG Carreteiros e pelo CTG Ginetes da Tradição, todos de Caxias do Sul, pertencentes à 25ª Região Tradicionalista (RT). Em seguida, será a categoria veterana, com performances do CTG Os Carreteiros, CTG Imigrantes e Tradição, CTG Laço da Amizade, CTG Paixão Cortes e CTG Marco da Tradição, também de Caxias do Sul. As danças birivas completam a programação. O acesso é gratuito ao público.
A abertura oficial está prevista para 13h30min de sábado, dia 19. Na sequência, ocorrem as apresentações das categorias Juvenil, Adulta, Veterana, Xiru, Pré-Mirim e Mirim da Fegachula, e no domingo, 20, das categorias Xiru, Veterana, Adulta, Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Chula Trio. Desde 2015, o Fegachula tem se destacado como evento paralelo ao Fegadan, focando na promoção da Chula, uma das expressões mais autênticas da cultura gaúcha. É um espaço onde os talentosos chuleadores têm a oportunidade de demonstrar habilidades e compartilhar a paixão pela tradição.
Já o Fegadan visa a preservação, valorização e divulgação das danças tradicionais gaúchas, primando pela espontaneidade no bailar, baseando-se nas obras publicadas por Luiz Carlos Barbosa Lessa e João Carlos D´Ávila Paixão Côrtes. O evento é uma idealização da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e sua realização é viabilizada pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. Também tem o apoio da Difatto Contabilidade e Assessoria, da 25ª Região Tradicionalista e da Prefeitura de Farroupilha, e o incentivo cultural das empresas Tecnova, Samburá Brasil, Multiflon, Suplay e Demore Aço Peças.