Festejos Farroupilhas terminam neste domingo no município

Encerramento oficial foi nesta sexta, 20 de setembro, Dia do Gaúcho, com extinção da chama, após cavalgada e missa crioula

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

As atividades programadas para as comemorações farroupilhas deste ano, no município, se estendem até o final deste domingo, embora o encerramento oficial tenha ocorrido na sexta-feira, 20 de setembro, quando foi extinta a chama crioula farrapa. Apesar da chuva leve que caiu sobre Farroupilha pela manhã, o Dia do Gaúcho foi aberta com uma cavalgada com cerca de 50 cavalarianos das entidades tradicionalistas do município, pelas principais ruas da cidade. Quando o grupo chegou ao acampamento montado no largo Carlos Fetter, iniciou-se uma missa crioula celebrada pelo padre Gilmar Marquezini.

Enquanto a solenidade religiosa transcorria sob o lonão lotado por autoridades – como o prefeito Fabiano Feltrin, secretários municipais e vereadores – representantes da comunidade e as soberanas do município, Vitória Albuquerque Bartelle e as princesas Maria Eduarda Anceski Busch e Suelen Vitória Olszeski, a fumaça começava a surgir nos galpões dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) montados no entorno. Além do tradicional costelão assado eram preparados varias outras atrações gastronômicas típicas, principalmente o carreteiro de charque, servido no Ronda Charrua.

Mais distante do espaço da missa, Roque De Conto cuidava de uma máquina onde assava salsichão – para vender a R$ 8,00 a unidade – e linguiça. No galpão Clube do Véinho, criado por um grupo de gaúchos há 29 anos (completa 30 em 2025), De Conto, que assa salsichões no local há cerca de cinco anos, contou que o nome do grupo que hoje tem 16 integrantes é uma homenagem a Vitor Tomazini, já falecido, que era o integrante mais velho da turma que fundou a entidade.

Na churrasqueira, nos fundos do galpão do Clube do Veinho, Altemir Deon cuidava de quatro grandes “janelas” de costelas. Segundo ele, os aproximadamente 70 quilos de “costelões”, temperados somente com sal grosso, seriam servidos no almoço do Dia do Gaúcho, com acompanhamentos, ao valor de R$ 60,00, por pessoa. Altemir, um tradicionalista “dos quatro costados”, frequenta o acampamento farroupilha há mais de 15 anos, e que há pelo menos 14 é o assador oficial do Clube do Véinho.

Uma tonelada

No outro extremo do acampamento, o pedreiro Luciano Marostica se desdobrava entre os necessários cuidados a oito pares de espetos onde estavam sendo assados os “costelões” que seriam servidos aos frequentadores do Ronda Charrua. Marostica disse que é o assador oficial do CTG, durante os Festejos Farroupilhas, há pelo menos 18 anos. Segundo ele, o recorde de costelas assadas foi durante o acampamento de dois anos atrás, com cerca de dois mil quilos. Neste ano, até sexta, Dia do Gaúcho, já havia passado pela churrasqueira pelo menos uma tonelada de costelas.

O prefeito Fabiano Feltrin afirmou que os Festejos Farroupilhas são muito importantes para o município, junto com todos os outros eventos que têm a finalidade de atrair turistas e incrementar a economia do município, fazendo frente às dificuldades enfrentadas por conta da pandemia (Covid 19) e, depois, pelos sucessivos adventos climáticos. “É um momento muito importante porque demonstra o quanto amamos as nossas tradições. E o mais bonito é que podemos levar às crianças e jovens em geral a nossa cultura”, disse Feltrin.

Ele também agradeceu ao envolvimento e participação das escolas e dos CTGs de Farroupilha. “Nosso município tem um grande número de peões e prendas que trabalham pelo fortalecimento do tradicionalismo e, e isso faz com que sejamos uma das cidades com os melhores eventos relacionados à cultura gaúcha”, destacou. O prefeito Feltrin disse que todas as ações (parque de rodeios e kartódromo recebendo provas estaduais e nacionais), fazem parte da estratégia do governo de investir em melhorias para a comunidade, nas mais diversas áreas.

E vai ter baile

  • A programação deste domingo, 22 de setembro, inicia já às 9h com jogos campeiros, e vai até as 22h quando terminam as atividades que iniciaram na sexta-feira da semana passada, dia 13.
  • Durante o dia ainda acontecem uma tertúlia livre, apresentação dos campeões do Concurso de Dança Bem Gaúcha, shows e pelo menos três bailes, dois à tarde e um no começo da noite.

Programação do domingo

  • 9h – Jogos Campeiros – Tiro de Laço de Vaca Parada
  • 11h -Tertúlia Livre
  • 13h30min – Apresentação dos Campeões do Concurso de Dança Bem Gaúcha
  • 14h – Show com Nailto Sosnoski – Clássicos do Nativismo
  • 15h30min – Baile com Grupo Macuco
  • 17h30min – Baile com Grupo Quero-Quero
  • 19h30min – Premiação dos Jogos Campeiros
  • 20h – Baile de encerramento com Grupo Herança Fandangueira
  • 22h – Encerramento das atividades