Estreando com o pé direito

Pela primeira vez concorrendo em uma eleição, Fran Somensi, a primeira dama de Farroupilha, conquista a vaga de deputada estadual com uma expressiva quantidade de votos

O primeiro bate-papo com Francis Somensi aconteceu em 2015. Naquela época ela fez uma afirmação muito significativa: a solidariedade não tem partido político. Norteada por ela, fez – com o auxílio da população – a Solidare, farmácia solidária, tornar-se case de sucesso e conquistar prêmios.

Em julho, quando a farmácia completava três anos, a primeira dama de Farroupilha nos disse que o desejo de levar o projeto para outras localidades impulsionava a candidatura à deputada estadual. No último domingo, 7/10, foi eleita com a expressiva marca de 15.404 votos pelo PRB!

Conversamos novamente com ela e desta vez para entendermos como passou pelo processo de campanha e qual a expectativa em relação ao novo desafio assumido.

Essa campanha foi para mim foi um aprendizado porque foi a primeira vez que eu pedi a oportunidade de falar do meu trabalho e de contar um pouquinho do que eu fiz e do que eu gostaria de fazer, se assim as pessoas entendessem que eu pudesse chegar lá. Achei, sinceramente, que seria mais difícil. Foi um trabalho muito gostoso, analisa Fran.

Segundo ela, a única noite que ficou sem dormir, durante o período de campanha, foi quando uma mãe pediu para que ela ajudasse a salvar o filho. Esta foi uma história que me marcou muito! Eu perdi o sono por entender que aquela mãe via em mim uma esperança, que eu deveria ajudar, que deveria fazer alguma coisa, conta, mencionando que as pessoas dividiam as angústias, já que a campanha enalteceu a questão de fazer o bem, de ajudar o próximo.

Farmacêutica há 20 anos, Francis está há 16 no comércio, à frente de suas farmácias, uma em Farroupilha e outra em Bento Gonçalves. Veio à cidade por causa de uma vaga de emprego em uma rede de farmácias. Por aqui, a paranaense casou-se com o médico Claiton Gonçalves, em 2004, com quem tem os filhos Maria Luiza e João Pedro.

Ela conta que no dia da votação, 7/10, o marido Claiton, dividindo o que já experimentou em suas campanhas para prefeito de Farroupilha, disse: Tu fica em casa, relaxa porque o que tinha que ser feito, já fez.

Fez bem feito. 15.404 votos! O resultado vem de um trabalho muito grande, de uma equipe muito inteligente, muito unida, que soube mostrar da melhor forma nossas ações para fora de Farroupilha. O sentimento é de dever cumprido. Eu brincava com a minha equipe que se fizesse até 5.000 votos seria feio diante do todo que tem sido feito na cidade, mas se fosse até 10.000 votos seria muito bom. Atingimos 10.800 votos aqui e eu sou muito grata. As pessoas têm gratidão sim, carinho e reconhecimento pelo que fazemos. Farroupilha aplaudiu meu trabalho, expressa Fran.
Ela diz que só aceitou o desafio porque a família entendeu que era importante. Meus filhos caminharam comigo, cantaram o jingle da campanha, participaram de tudo que a gente construiu. Estamos todos muito felizes com o resultado, afirma a deputada.

A expectativa agora é diferente. Um outro tipo de ansiedade vem ao coração da gente porque precisamos honrar cada voto recebido e o plano para 2019 é focar na ampliação da Solidare, conseguir criar a lei para ela, levar adiante. Depois, conforme vamos conhecendo o sistema e como funciona, vamos trabalhar as demandas uma a uma, diz utilizando o tom político que passa a fazer parte dela.

Gratidão é o sentimento que fica disso tudo. Gratidão por ter pessoas boas ao meu lado, que somam, que iluminam, finaliza a deputada estadual sem esconder a ansiedade que já experimenta para começar a nova etapa da vida.