Estrada Salto Ventoso tem trânsito parcialmente liberado

Trecho estava totalmente bloqueado por risco de desmoronamento após as chuvas do mês de maio

A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito e Urbanismo e Meio Ambiente confirmou nesta segunda-feira, 1° de julho, que um trecho da Estrada Salto Ventoso, em Linha Sete de Setembro, foi parcialmente liberado ao trânsito de veículos. De acordo com a prefeitura, a retirada da barreira que bloqueava totalmente a estrada avançou bastante no final de semana, o que possibilitou a providência que facilita o deslocamento na região.

O bloqueio já durava quase dois meses, desde o dia 4 de maio, após as fortes chuvas que atingiram quase todo o estado e, com maior força, a região da Serra Gaúcha. Em um primeiro momento, como forma de segurança para os condutores, a estrada foi fechada ao trânsito. Depois, devido a uma nova queda de barreira ser registrada, foi necessária inclusive a retirada de moradores das imediações, devido aos riscos.

No dia 30 de maio uma vistoria chegou a ser realizada por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil Estadual, quando foram aprovadas as medidas adotadas pela administração municipal de Farroupilha como a interdição da estrada. Um laudo técnico realizado pelos profissionais dos órgãos da Defesa Civil apontou para a necessidade da manutenção do bloqueio total da rodovia, em meados de junho.

Com o tempo firme dos últimos dias, e com o solo estável, foi possível iniciar a retirada da terra e, por consequência, liberar a passagens dos veículos. Os órgãos do governo municipal alertam, entretanto, para a necessidade de cuidado e atenção ao trafegar pela via, uma vez que os trabalhos seguem e o trecho liberado é de meia pista. O local está sinalizado e os motoristas contam com a ajuda das equipes para orientações do trânsito.

Na Câmara

Na penúltima semana de junho um grupo de moradores do 3° Distrito, que envolve as localidades de Linha Ely, São João, Machadinho, Amizade, Nova Sardenha e Salto Ventoso estiveram no Legislativo reclamando da morosidade na liberação das estradas, atingidas por quedas de barreira durante as fortes chuvas de maio passado. Eles reivindicaram a liberação parcial das estradas principais e melhorias nas vias alternativas.

O pedido dos moradores foi liderado pelo vereador Roque Severgnini que solicitou, à direção da Casa Legislativa, que fosse a solicitação de providências fosse encaminhada à administração municipal. O e entendimento dos parlamentares, porém, foi de que o cenário ainda apresentava risco para travessia e, por razões de segurança, deveria seguir interditado.

Moradores do 3° Distrito estiveram no Legislativo pedindo que os vereadores intercedessem pela liberação das estradas. Foto: Divulgação/CMVF