Especial – OUTONO/INVERNO 2024: A moda passa por aqui! (Como foi o início do que, hoje, é um polo nacional de pronta entrega)

farroupilha’s Center, um paraíso para os lojistas – Shopping 585, modernidade há 15 anos

DEPOIMENTO – Diretora, Miriam Rita Bozzetti, conta como surgiram os empreendimentos atacadistas Farroupilha’s Center e Shopping 585

Confira o que Miriam contou:

“O começo da história do Serramoda, do Farroupilha’s Center e o 585, foi lá atrás, com o Shopping Estação 713. Nós tínhamos uma construtora com atuação na área da construção civil e, aos poucos, o negócio acabou se voltando na direção do comércio, mais especificamente de um nicho que até então não era explorado, os shoppings de pronta entrega”


“No início, no Estação 713, a gente trabalhava com atacado e varejo, atendíamos ao mercado como um todo, com apenas uma diferenciação, que eram os valores praticados. Com o passar do tempo, a situação evoluiu, o mercado ficou mais aquecido com o surgimento de cada vez mais guias de compras, clientes lojistas que passaram a nos procurar, vindos da Região Metropolitana de Porto Alegre, de várias cidades do Rio Grande do Sul e até de outros estados”

“O que aconteceu aí foi que nos demos conta de que o cliente final encontrava com o lojista adquirindo os mesmos produtos, e este comprador final acabava tendo conhecimento do preço inicial do produto, o que gerava um conflito desagradável. Em razão disso é que nos demos conta que havia, ali, uma perspectiva muito boa de negócio”

“Foi quando decidimos realizar um aprimoramento, um redirecionamento da nossa linha de atuação, o que podemos chamar de um upgrade da nossa filosofia de trabalho, nosso foco de atuação, melhorando o que já estávamos fazendo”

“É quando surge, em 2002, o Farroupilha’s Center, como Shopping de Atacado, já que mudar e aplicar esta política de negócios no 713 ficaria bastante difícil. Ele era um shopping nascido com outro propósito e seria quase impossível transformá-lo, implementando esta nova sistemática”

“O Farroupilha’s Center nasceu desta visão que passamos a ter de ter foco no lojista, aprimorando e melhorando o atendimento, facilitando o acesso dele aos produtos de fábrica, com preços acessíveis, sem que houvesse esse conflito com o consumidor final. É até hoje um shopping exclusivamente atacadista, o primeiro, neste modelo, no Rio Grande do Sul”

“Foi uma luta muito grande, um trabalho árduo, porque foi necessário transformar, criar todo um novo sistema, ter toda uma estrutura nova, de forma que fosse permitido o acesso apenas daqueles clientes que, realmente, tivessem o propósito de realizar compras no atacado para revender em seus locais de origem”

“O Farroupilha’s Center nasceu com este objetivo, de, verdadeiramente, trabalhar apenas no segmento atacadista. Não foi fácil porque tivemos que criar estratégias e sistemas. Enfim, exigiu o que chamamos de um intenso jogo de cintura, para fazer com que essa ideia – que hoje é um sucesso! – fosse assimilada pelos lojistas”

“Estamos aqui, hoje, comemorando o aniversário destes empreendimentos de sucesso porque, lá atrás, tivemos a visão de que, para sobrevivermos, para alcançarmos nossos objetivos, deveríamos trabalhar fortemente junto aos guias de compras e os lojistas, que acabaram se tornando os nossos clientes finais”

“E em 2009, já na esteira dos bons negócios do Farroupilha’s Center, surgiu o Shopping de Atacado 585, que estava em endereço diferente do atual. É um centro de negócios que, neste 2024, completou 15 anos, tem uma estrutura maravilhosa, que atende a muitos clientes e promove muitos bons negócios”

“Esse propósito nosso, de trabalhar exclusivamente na área atacadista, nos permitiu atrair clientes-lojistas de todo o estado e até de fora do Rio Grande do Sul, com uma oferta de um mix de produtos de fabricantes não só da Serra Gaúcha e do nosso estado, mas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e outros lugares”

“Podemos dizer que, realmente, hoje, Farroupilha, por meio do Farroupilha’s Center e do 585, é um polo nacional de pronta entrega. Estamos muito satisfeitos por termos tido essa visão, lá no início, e a partir daí podermos estabelecer e ser um elo de negócios tão saudável entre os fabricantes e os lojistas de um modo geral”.

Edição: Silvestre Santos – O Farroupilha