Escola São Pio X comemora primeiro lugar do Ensino Médio no Ideb
A conquista é inédita na história da escola criada em 1957 e contribui para projetar o nome de Farroupilha em cenário nacional
Cláudia Lembro
claudia@ofarroupilha.com.br
.
Farroupilha vem se destacando no estado e no país no quesito educação! Por aqui algumas escolas figuram em posições disputadas na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Como o resultado de 2023 acaba de sair, a Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X, conquista, pela primeira vez, o primeiro lugar no Ensino Médio Regular no Rio Grande do Sul, feito comemorado pelos professores, alunos e direção da instituição.
Implantado em 2010, o Ensino Médio da São Pio X formou a primeira turma em 2012 e desde então, foca o trabalho na aprendizagem dos estudantes, que são os protagonistas do processo. “A nossa escola sempre contou com a comunidade escolar, a qual sempre se fez presente, não só na vida escolar dos seus filhos, mas também na escola, participando, apoiando e incentivando. Também contamos com um grupo docente comprometido e super responsável, que sempre se empenha ao máximo para realizar um trabalho de excelência, onde o estudante consiga desenvolver-se integralmente e que se sinta num ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso, assim sendo reconhecido e valorizado, dentro das suas especificidades”, explica a diretora Ilda Coleraus Gengnagel.
Segundo ela, a escola busca sempre ir além. “Como desenvolver projetos, atividades diversificadas e sempre manter o compromisso com a qualidade do ensino, da formação contínua dos nossos educadores e das práticas inovadoras que cultivam a curiosidade e o talento dos nossos educandos. Sendo assim, apostamos no sucesso dos nossos estudantes, preparando-os para a vida e para enfrentar as diferentes situações que nela possam ocorrer”, complementa.
No ano passado, Bruna Girelli, da turma 31, foi uma das estudantes que fez parte do processo avaliativo que resultou no primeiro lugar para a escola no Ideb. Ela conta como foi a experiência. “A nossa diretora, juntamente aos professores, vinha nos preparando há tempos para a realização dessa prova e de muitas outras, sempre nos encorajando e incentivando a estudar, pois isso com certeza iria nos ajudar muito no futuro! Por esse motivo, eu estava tranquila no dia da prova, me senti preparada e tentei dar meu melhor! Hoje, vendo os resultados que alcançamos, fico muito feliz de ter feito parte do processo! É gratificante”, diz a estudante de Moda da UCS, hoje.
Para a estudante a qualidade de ensino da São Pio X fez toda a diferença para ela chegar onde está hoje. “Os professores sempre se empenharam em nos preparar para o Enem! Pessoalmente, a nota que eu tive com essa prova, me ajudou bastante a ingressar na universidade e obter boas oportunidades”, enfatiza Bruna. Como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos e as provas acontecem nas escolas de ensino fundamental, em todo o país, a diretora Ilda sabe do desafio que tem pela frente. “Esta vitória é um motivo de orgulho e um incentivo para seguirmos buscando sempre novos horizontes e melhores resultados”, expressa.
Em 2025, uma das alunas que passará pela avaliação é Samira Fontanella, da turma 21. Para ela o comprometimento com o resultado alcançado é grande, assim como o orgulho por ser aluna da instituição. “Estar na turma que dará continuidade à conquista é desafiador, pois todos esperam bastante de nós, então vou dar meu máximo nas provas que virão para avaliar o desempenho da escola. É um orgulho imenso fazer parte desta instituição e vê-la crescendo e tendo o reconhecimento que merece não tem preço, faz com que eu me sinta mais capacitada para os próximos passos”, confessa Samira, que há cinco anos está na São Pio X. Para ela que já está de olho no futuro, cursar o ensino médio na São Pio X só tem a contribuir com suas escolhas.
“Definitivamente vai contribuir, não só por estudar na melhor escola de ensino médio do estado, mas também pela preparação que os professores nos dão e principalmente, pelo incentivo”, diz a aluna. Toda a comunidade escolar está de parabéns pelo resultado que projeta o nome da cidade em cenário nacional! Avante, alunos farroupilhenses!