Distribuição de medicamentos gratuitos passa por mudança em Farroupilha

Entrega foi prejudica pelos problemas no sistema informatizado da Procergs, em Porto Alegre, onde o data center foi alagado pela enchente do Guaíba

A secretaria da Saúde da prefeitura de Farroupilha alterou nesta semana o esquema de entrega de remédios gratuitos à população, diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, especialmente em Porto Alegre, onde a sede da Companha de Processamento de Dados (Procergs) foi atingida e precisou desligar seu data center, paralisando diversos serviços para toda a população, entre eles a dispensação de medicamentos de forma gratuita e o início de novos processos para a entrega de medicamentos especiais. O serviço teve reflexos em Farroupilha, onde a administração adotou alternativas para viabilizar a retirada da medicação pela comunidade.

Será possível realizar a entrega apenas em casos em que o paciente possua a segunda via do recibo de dispensação da última prescrição, contendo extrato de dispensação disponível; farmácias que mantenham listas atualizadas dos pacientes e seus tratamentos para identificar aqueles com processos ativos e estabelecimentos farmacêuticos que tenham impresso o RAME 16, permitindo a identificação de pacientes com processos administrativos ou judiciais ativos. No momento, pacientes que não se enquadrem nestes quesitos deverão aguardar a restauração do sistema. Conforme um comunicado da secretaria estadual da Saúde, as equipes estão trabalhando para reestabelecer as ligações o mais rápido possível para a volta da normalidade no atendimento.