Dia Internacional do Cooperativismo: União para transformar sonhos em realidade
Comemorada anualmente no primeiro sábado de julho, a data, que este ano transcorre no dia 6,
visa reconhecer e promover os valores e princípios cooperativos que impulsionam o desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. No município, este trabalho pode ser visto na prática
através das ações realizadas pelo Núcleo Cooperativista Habitacional, NUCHAFAR
Adriana Lins
Jornalista
.
Conforme a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), as cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. O cooperativismo é isso, trabalhar em conjunto, através da união com o objetivo de se juntar em torno de um bem comum.
O evento comemorado em mais de 100 países, serve como reflexão para a junção de esforços tendo como meta alcançar objetivos comuns, transformando sonhos em realidade. Além disso, reforça a importância dos princípios fundamentais do cooperativismo, como Adesão Voluntária e Livre, Gestão Democrática pelos Membros, Participação Econômica, Autonomia e Independência, Educação, Formação e Informação, Intercooperação e Interesse e compromisso pela comunidade.
Em Farroupilha o cooperativismo tem o trabalho focado em diminuir o déficit habitacional hoje existente na cidade, através do Núcleo Cooperativista Habitacional de Farroupilha, NUCHAFAR. O Núcleo foi fundado em 2015, e de lá para cá, vem comprovando que o sonho da moradia é possível. Atualmente, mais de mil e quinhentos associados fazem parte do grupo que concentra nove cooperativas, Águas Claras, Bona Vitta, Esperança, Imigrantes, Novo Amanhã, Portal Nascente, Praia Farroupilha, Terra Gaúcha e Vinhedos.
Para o presidente do NUCHAFAR, Evandro Luis Azevedo da Silva, os resultados são frutos de muito trabalho e o permanente contato com instituições e parceiros tanto no município quanto fora dele para dar melhor andamento aos projetos dos empreendimentos habitacionais. “Trabalhamos em prol da realização do sonho de todos, que é o desejo de ter um espaço de moradia e, para isso, todos nos unimos e batalhamos para esta concretização”, ressalta o presidente.
Com isso, a atuação dessas cooperativas não só oferece uma alternativa viável para muitas famílias, mas também fortalece a construção social. Neste Dia Internacional do Cooperativismo, é importante destacar como o trabalho do Núcleo consegue atuar, proporcionando habitação digna e acessível e promovendo a inclusão social na comunidade. São conquistas que merecem destaque e incentivam novos projetos.
Conforme o coordenador administrativo, Dilço Batista Rodrigues, tudo está atrelado a união de esforços e pessoas que se juntaram em torno de um mesmo sonho, com os mesmos interesses e que trabalham para que os objetivos sejam alcançados. “Essas ações são possíveis de serem concretizadas, pois todos possuem o mesmo desejo, o de terem seu terreno e após, sua moradia. E os pilares para que isso se realize vai sendo construído e se fortalecendo”, salienta Dilço.
Aos poucos, os sonhos vão ganhando forma e se concretizando. Exemplo disso foi comprovado em maio de 2023, quando as Cooperativas Habitacionais Vinhedos e Novo Amanhã fizeram o descerramento da pedra fundamental, em área localizada em Caravaggio e iniciaram as obras do loteamento.
Outra cooperativa que merece destaque é a Águas Claras, que já realizou a entrega de 134 lotes, sendo que o loteamento já foi recebido pela prefeitura de Farroupilha e, aguarda atos formais junto ao cartório para entrega da matrícula dos lotes aos seus cooperados. Ela está situada junto a RST 453, atrás da Empresa NATURASUC, na saída para Bento Gonçalves.
Além das cooperativas habitacionais, também integra o NUCHAFAR, desde 2023, a LIMPAFAR. Ela possui foco na reciclagem, geração de renda e preservação do meio ambiente, e faz parte de uma iniciativa auxiliando o município e empresas na destinação correta de resíduos, transformando o que pode ser reciclado em fonte econômica para os cooperados que nela trabalham.
Localizada em uma área na localidade de São Marcos, Terceiro Distrito, a entidade realiza a coleta nas ruas da cidade, em áreas residenciais e em empresas geradoras de resíduos. Esse recolhimento é feito diariamente, de forma rotativa pelos bairros, com o auxílio de um caminhão aberto.
Conforme Dilço Batista Rodrigues, os objetivos são tornar a cidade mais limpa, e reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, que atualmente recebem cerca de 40 toneladas de lixo por dia. Ele comenta que o retorno do trabalho junto da comunidade está sendo positivo. “Estamos sendo bem recebidos pela população. Também buscamos parcerias com os geradores destes materiais. Além disso, fornecemos laudos, orientando sobre a forma correta do encaminhamento dos resíduos”, destaca.
Sem dúvidas, o avanço dos resultados e conquistas servem de motivação a todos, e vem carregado do sentimento de que, através do comprometimento com o que de fato representa o cooperativismo, e o engajamento junto ao trabalho coletivo, tudo é possível.
Loteamento da Cooperativa Habitacional Águas Claras está com a obra concluída, aguardando somente liberação das matrículas. Foto: Divulgação/NUCHAFAR