Design ao surfe adaptado para pessoas com deficiência é premiado

Fim de ano especial para alguns profissionais da nossa região, como Mateus Kurmann – designer formado pela Universidade de Caxias

Fim de ano especial para alguns profissionais da nossa região, como Mateus Kurmann – designer formado pela Universidade de Caxias do Sul e co-fundador e diretor de criação no estúdio criativo ONDA – que recebeu o prêmio Nacional Bornancini de Design, em 26 de novembro, em Porto Alegre.

O prêmio, instituído em 2006 em homenagem ao gaúcho José Carlos Mário Bornancini, maior referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers do Brasil, com criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA – Museum of Modern Art de Nova York, é uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul / Apdesign.

Kurmann foi premiado pelo Trabalho de Conclusão de Curso: Kamona – Design Thinking aplicado ao surfe adaptado para pessoas com deficiência, cujo tema central constitui em proporcionar e amplificar o acesso ao surfe adaptado à pessoa com deficiência, seja ela qual for, já que o esporte é sinônimo de atividade terapêutica e lazer, gerando qualidade de vida.

Para a realização do trabalho foram coletadas informações sobre as pessoas com deficiência que praticam o surfe adaptado e as soluções existentes no mercado, contemplando produtos e serviços. Tais informações resultaram em um novo modelo de negócio para o surfe adaptado. Foi desenvolvida uma empresa com foco em aplicativo de serviço, sua identidade visual, além de produtos assistivos, eventos e outros pontos de contato para contribuir com uma sociedade mais saudável, inclusiva e feliz, explica Kurmann, o vencedor do prêmio.