Indicado novo local da estátua de Nossa Senhora de Caravaggio na entrada da cidade

Mudança é para CSG construir um viaduto na RSC-453

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) definiu o novo local do monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, na RSC-453. As lideranças aprovaram o espaço que vai passar por estudos técnicos, antes da definição exata do ponto. A mudança é necessária para a construção de um viaduto, parte da duplicação da RSC-453 que será realizada pela CSG.

Caso se confirme a viabilidade, a escultura junto à rótula que dá acesso à Via dos Romeiros deve ser transferida para a faixa de domínio da rodovia. O diretor-presidente da companhia, Ricardo Peres, explica que as reuniões buscaram conciliar o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária com o respeito às tradições religiosas e culturais da comunidade. Ainda não há data para a transferência, que será realizada antes do início dos trabalhos de duplicação.

“Vamos transportar o monumento de Nossa Senhora do Caravaggio devido a necessidade da construção de um viaduto no trecho. A obra faz parte do projeto de duplicação, previsto no contrato de concessão, para melhorar a segurança no trânsito e no escoamento de tráfego”, explica.

O reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, disse que está contente com o resultado das tratativas e acredita que a novidade deverá agradar aos devotos e moradores. Ele destaca que a escolha foi um consenso entre os integrantes do Conselho Paroquial de Caravaggio, do Conselho do Santuário, Prefeitura de Farroupilha e dos técnicos da CSG, e torce para que a viabilidade técnica seja possível.]

“Estamos saindo da reunião muito felizes porque as ideias convergem para decisões assertivas. Nossa Senhora de Caravaggio, para alegria do coração dos devotos, moradores de Farroupilha, romeiros e visitantes, escolheu o melhor lugar para ficar. Ela sabe escolher seus lugares”, afirmou Fontana.

Participaram da reunião, nesta quarta-feira, 2 de outubro, o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, o presidente da Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio, Gilberto Galafassi, o secretário de Governo da Prefeitura, Tiago Galvan, e os arquitetos Dangle Marini e Bernadete Gazzi. Foto: Juliana Berg/CSG