“Cuidar das pessoas é o que garante nossa humanidade”

Em reportagem especial, o vereador e médico Thiago Brunet relata parte
de sua rotina profissional e sua visão de vida sobre as pessoas e a sociedade

Aristóteles, há 350 anos A.C já citava que o homem é um animal político. Essa teoria, com o passar dos anos ganhou novas versões que reforçavam a ideia original. Filósofos como São Tomás de Aquino e Egídio Romano incorporaram o pensamento ressignificando o papel da comunidade e da conduta humana através de Leis simples e efetivas para a época.
Esse é o princípio da ideologia constitucionalista. E é ela que norteia a visão de sociedade do ginecologista e obstetra, e vereador Thiago Brunet. Para ele, a política deve agir em prol do ser humano, garantindo a todos a essência de sobrevivência humana: casa, comida, saúde, educação e trabalho.
Porém apesar de ser o básico, situações que motivam a roda política desde o período medieval, ainda há pessoas em situação de desnutrição, sem saneamento básico, e com níveis baixíssimos de educação, alerta o vereador.
Thiago tem 40 anos de idade, formado em medicina com residência em ginecologia e obstetrícia, considera essa fase a mais madura de sua vida, onde com clareza vê seu prazer e propósito em ajudar as pessoas.
Com 16 anos de carreira médica e mais de três mil partos realizados, já atuou como coordenador do Samu, superintendente de Saúde, ambos no município de Pelotas, e hoje, estabelece grande parte do seu período de trabalho em Farroupilha entre o seu consultório e junto ao SUS.

  • Nem sempre entendi o meu papel na sociedade, mas naturalmente fui me inserindo em um serviço social recompensador. A medicina me apresenta as histórias de mulheres e famílias, e a gestão em saúde mostra como podemos fazer algo de forma sistemática para melhorar a vida de muitos coletivamente.
    Esse processo encaminhou Brunet para a política. Filiado no Partido Democrático Trabalhista, PDT, elegeu-se vereador pela primeira vez em 2016 sendo o terceiro mais votado da Legislatura farroupilhense e o primeiro da sua legenda.

A política através da Câmara
Em sua primeira Legislatura como parlamentar o aprendizado exigiu novas perspectivas de trabalho conforme explica o vereador:

  • Minha intensão inicial era, através do papel de vereador, cobrar pelos serviços fundamentais ao cidadão, buscar ações que garantissem a permanência das atividades do hospital São Carlos (na época a instituição de saúde passava por uma crise financeira e de imagem) e que o Governo atentasse mais a saúde preventiva do farroupilhense.
    Em 2018, foi eleito presidente da Câmara e em sua gestão buscou promover uma reaproximação com a comunidade, para que as ideias desenvolvidas pelos vereadores da época pudessem alcançar diretamente o público de bairros e comunidades do interior. Segundo ele, era uma forma da população entender que não estávamos alienados sobre os problemas da cidade, e que tínhamos opiniões e sugestões de melhorias.

Durante sua presidência tomou posse de uma série de relatórios referentes ao trabalho desenvolvido na Corsan em Farroupilha, onde apresentavam descumprimentos de prazos, situações frequentes de falta de água, e qualidade duvidosa.
Seu estudo e análise dos documentos resultaram em um Dossiê entregue ao Executivo Municipal e órgãos do judiciário para que tomassem uma atitude frente a um possível descaso da Companhia de Saneamento junto ao município.
O trabalho de quatro anos na Câmara Municipal concedeu outros quatro a Brunet. Nas eleições de 2020, o vereador foi reeleito, repetindo o feito de ser o terceiro mais votado da Legislatura e novamente, o primeiro da sua legenda.

Assegurando a estrutura familiar
Para Brunet, frente a sua vivência médica, não há como desvincular, nesta Legislatura, suas ideias públicas com o cenário imposto pela pandemia da Covid-19. Atento aos protocolos necessários para garantir a saúde das pessoas, o médico priorizou durante esse período a atenção às famílias e suas necessidades diante das circunstâncias.

  • Percebia uma grande dificuldade das famílias em conciliar a vida profissional, familiar e pessoal, por conta da permanência integral dos filhos em casa. Essa situação, segundo Brunet também era fator de preocupação à saúde, tanto físicas como psicológicas, atingindo principalmente as mães.

Saúde feminina é a saúde da família
Vagando entre o trabalho parlamentar e médico, Brunet ao longo do mês de março, realiza um ciclo de palestras sobre a saúde feminina. Os eventos, gratuitos, são em alusão ao Mês da Mulher.
Nos encontros, o ginecologista explana sobre higiene íntima, sexualidade, prevenção a doenças, saúde mental, e a ascensão histórica da mulher na sociedade. A palestra é voltada para o público feminino, mas é muito esclarecedor para a classe masculina também, explica Brunet.

  • Quando percebemos a força da mulher no seu dia-a-dia, percebemos esse vigor como uma base familiar. Desta forma eu reforço nas conversas a importância dos autoexames e cuidados pessoais, não apenas para a saúde em si da mulher, mas como também para a família e sociedade.
    Os projetos desenvolvidos pelo parlamentar são destacados por ele como um incentivo para sua permanência na vida pública. Essas ações oportunizam sua aproximação das pessoas, e de suas histórias, e no final, essa atenção é o que torna tudo gratificante; é uma forma de cuidar das pessoas, é algo que todos deveriam fazer, conclui Brunet.