Corpo de Bombeiros de Farroupilha comemora 70 anos

Cláudia Iemboclaudia@ofarroupilha.com.br . No último dia 24, o Corpo de Bombeiros de Farroupilha completou 70 anos de fundação, possibilitada na

Cláudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

.

No último dia 24, o Corpo de Bombeiros de Farroupilha completou 70 anos de fundação, possibilitada na época pelo convênio entre estado e município e, em virtude disso, a instituição receberá uma Moção de Aplausos e Reconhecimento na próxima terça-feira, 1º de outubro, às 18h, na Câmara de Vereadores. Atualmente, a guarnição conta com 19 bombeiros militares e nove civis auxiliares de bombeiro, liderados pelo primeiro-tenente Rodrigo Moraes, todos comprometidos em prestar o melhor serviço à população, conforme assegura o comandante.

“Percebemos que a prestação do serviço público vem apresentando constante aprimoramento. Apesar de estar atuando em Farroupilha há pouco tempo, desde dezembro de 2021, entendo que a confiança da sociedade no trabalho realizado pela nossa corporação serve como um importante balizador na evolução do Corpo de Bombeiros . Por isso avalio que precisamos nos manter imbuídos e comprometidos na busca do contínuo aprimoramento dos serviços prestados aos farroupilhenses”, diz ele.

Segundo o comandante, as ocorrências de atendimento pré-hospitalar por conta dos sinistros de trânsito nas vias, e casos clínicos, por exemplo, representam em torno de 40% das ocorrências atendidas pelo, hioje, Corpo de Bombeiros Militar de Farroupilha. Os profissionais também fazem prevenção e combate a incêndios, atividades de Defesa Civil e de buscas e salvamentos.

“Há de se destacar o relevante trabalho social do Corpo de Bombeiros Militar de Farroupilha, que vai desde a realização de palestras e treinamentos, Projeto Bombeiro Mirim, até o recebimento de jovens infratores para o cumprimento de medidas socioeducativas. Como se percebe, o serviço prestado transcende suas inerentes atribuições visando, assim, contemplar o maior número de farroupilhenses através do seu trabalho diuturno”, complementa Moraes.

O Projeto Bombeiro Mirim citado pelo comandante, por exemplo, é uma ação de educação preventiva do Corpo de Bombeiros, que acontece todas às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, e contempla 22 alunos da rede pública de ensino de Farroupilha, crianças entre 10 e 12 anos.

“O desafio diário de proporcionar um melhor ambiente interno de relacionamento no trabalho vem acompanhado com melhores condições de estruturas: viaturas, equipamentos e melhorias no quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Também há de se destacar o quanto é gratificante liderar homens e mulheres que têm a nobre missão de salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas”, finaliza o primeiro-tenente Rodrigo Moraes.