Choveu mais de 160 milímetros em menos de três dias, em Farroupilha

Precipitação volumosa causou transtornos na infraestrutura do município, principalmente nas estradas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, entre às 9h do sábado, 15 de junho, e as 9 do domingo, 61, 8 milímetros, e das 9h de domingo até a manhã de segunda-feira, 17 de junho, mais 99,2 milímetros, um total de 161 milímetros de chuvas sobre Farroupilha, segundo a meteorologista Andréa Ramos. Do dia 1º até esta segunda, a cidade acumula um total de 171,4 milímetros, volume que ultrapassa a chuva prevista para junho (estimativa de 152 milímetros ao longo de todo o mês).

De acordo com a administração municipal, as chuvas fortes provocaram problemas na cidade e no interior. No bairro América houve foi danificada a rede de tubulação, que não suportou o volume de águas. Também aconteceram transtornos na Vila Jansen e no Buratti. Em Nova Sardenha, uma queda de barreira deixou um trecho da estrada em meia pista, mesma situação ocorrida na Linha Machadinho.

Conforme o secretário de Obras e Trânsito, Volnei Arsego, ao longo do fim de semana passado foi elaborado um indicador dos maiores problemas e, já nas primeiras horas desta segunda-feira, equipes iniciaram a manutenção e recuperação. O trabalho deve prosseguir conforme as condições do tempo forem permitindo, uma vez que a instabilidade e as chuvas devem seguir até, pelo menos, a quinta-feira, dia 20 de junho, conforme as previsões do próprio Inmet.

Atenção:

  • Em caso de necessidade deve ser mantido contato com as forças de segurança:
    190 – Brigada Militar
  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • (54) 99999.5955 – Defesa Civil
  • (54) 98404.5537 – Ouvidoria Municipal

Onde há problemas:

  • Conforme o titular da secretaria da Agricultura, Fernando Silvestrin, equipes estão na Linha Mangine em Nova Milano para a limpeza da estrada após a queda de barreiras.
  • A prefeitura também está realizando a manutenção do mesmo trecho, perto do arroio que transbordou, causando danos na estrada.
  • Em Nova Sardenha, uma queda de barreira deixou trecho da estrada em meia pista. Outro ponto com problemas em estradas do interior é em Linha Machadinho.
  • Já no perímetro urbano foram registrados problemas na rede de tubulação do bairro América, que não suportou o alto volume de águas.

Fotos: Schaiane Sacramento