Câmara de Farroupilha aprova projeto que trata de incentivo à cultura gaúcha
Proposta foi apresentada pelo vereador Tiago Ilha, que tem ligações com o meio tradicionalista, e aprovada por unanimidade pelo Legislativo de Farroupilha
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou – por unanimidade – na sessão de terça-feira, dia 30, projeto de lei apresentado pelo vereador Tiago Ilha (Republicanos) que institui a política municipal de incentivo à cultura gaúcha. Entre as justificativas apresentadas pelo parlamentar está a necessidade de motivar a inserção de crianças e jovens nos centros de tradições gaúchas (CTGs), “para manter viva a cultura gaúcha no município”.
O projeto, que agora depende da sansão do prefeito Fabiano Feltrin, também trata do apoio aos eventos ligados ao movimento gauchesco, com valorização das danças, gastronomia, indumentária e competições que envolvam os gaúchos. Importante também, pela proposta, dar respaldo aos grupos tradicionalistas em sua organização e infraestrutura.
De acordo com o vereador Ilha, o objetivo é, também, apoiar e incentivar a realização de eventos tradicionalistas no município, nas mais diversas áreas. “Além disso, é preciso promover a conscientização da população para a importância de valorizar a cultura gaúcha, além de organizar concursos e premiações que fortaleçam o tradicionalismo”, disse o parlamentar.
As ações previstas no projeto do vereador Ilha podem ser executadas pelo poder público, estabelecimentos de ensino, entidades de
classe, conselhos municipais e organizações comunitárias, de forma isolada ou em parceria
Família de gaúchos: Vereador Tiago Ilha ladeado pelos filhos, Gustavo e Gabriel Ilha