Aprendendo com quem respira empreendedorismo
A editora da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios dividiu sua experiência com a plateia
farroupilhense, deixando dicas relevantes
|Especial
A noite de quarta-feira trouxe, às dependências da UCS Farroupilha, por ocasião da solenidade de transformação de Núcleo Universitário em Campus Universitário, a presença da editora da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e coordenadora do Projeto Movimento Empreenda, Renata Leal.
A jornalista falou sobre quem é o empreendedor brasileiro, quais os passos de um negócio, desde a ideia até o investimento, e mostrou como os jovens querem empreender.
Minha principal mensagem é que empreender deve ser uma possibilidade para quem está na universidade, além das vias tradicionais do emprego e da carreira pública. Empreender, porém, não é para todos. Mas todos podemos ter atitudes empreendedoras na vida. Somos muito mais felizes quando fazemos o que nos dá prazer, o que nos motiva, o que faz a diferença, resumiu.
Renata ainda ressaltou a importância de manter-se firme nas decisões. Meu conselho aos empreendedores é que eles podem começar bem pequenininhos, mas nunca devem deixar de sonhar com algo maior. Eu acredito muito no poder das nossas escolhas. Se você escolheu ter um negócio, vá em frente. Certamente haverá tropeços no caminho, mas a gente nunca deve desistir.
Em tempos difíceis da economia nacional, ela também traçou sua opinião, enfatizando o quanto é imprescindível estar atento às finanças. A gente sempre ouve que na crise surgem muitas oportunidades. E isso é verdade. O mundo já passou por vários momentos de crise e certamente vai passar por novos períodos no futuro. As instabilidades econômicas surgem e vão embora. No Brasil não seria diferente, por mais que tenhamos particularidades. Por isso, minha dica principal é reforçar o cuidado com as finanças do negócio para saber o que é possível reduzir nesses momentos mais apertados.
Pela primeira vez em Farroupilha, a jornalista iniciou a carreira aos 22 anos, como repórter da revista Época. Desde 2012 na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, recebeu o convite para o Movimento Empreenda que, segundo ela, foi paixão à primeira vista.
Hoje, coordena o Movimento Empreenda, tem uma série de vídeos semanais chamada Empreendedores de Futuro, participa da coordenação de projetos especiais, como o Encontre um Anjo e o Prêmio Empreendedor de Sucesso, e é mentora voluntária da rede Ideation Brasil, voltada ao empreendedorismo universitário. Isso tudo com apenas 35 anos!
Está tão envolvida com o tema empreendedorismo, que foi inevitável questionar se ela se considera uma empreendedora em sua carreira. A resposta conclui nosso contato. Muito! Na verdade, brinco com todo mundo e digo que sou uma empreendedora em formação. Com os rumos malucos da nossa profissão, tenho certeza de que meu futuro está também no empreendedorismo. Mas sempre tive o que chamamos de uma atitude intraempreendedora. Acho que é muito da minha personalidade olhar para os produtos/negócios com cabeça de dono.