Agosto Dourado traz o incentivo à amamentação
“A melhor coisa para o bebê é mamar: garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”
O mês de agosto é conhecido como Dourado por representar o incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2.017, o mês do aleitamento materno determina que, no decorrer de agosto, são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do ato.
Este ano, a campanha traz o tema “A melhor coisa para o bebê é mamar: garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação no seio materno é a forma mais saudável de alimentar o bebê, devendo iniciar na primeira hora de vida até os seis meses, de forma exclusiva. Assim, o bebê recebe anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, além de ter menor risco de asma, diabetes e obesidade. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da região facial da criança, auxiliando para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Além dos benefícios para a saúde física e pleno desenvolvimento, o aleitamento materno também favorece o fortalecimento do vínculo emocional e de confiança e segurança entre mãe e filho. Sabe-se, ainda, que mulheres que amamentam tendem a ter menor risco de câncer de mama.
Mães que amamentam
Dentro do Hospital Beneficente São Carlos encontramos funcionárias que amamentam seus bebês, cientes da importância do ato.
“Para mim, amamentar é um ato de amor, é optar por dar o melhor alimento para o bebê e de fortalecer os laços entre nós duas. Pretendo continuar amamentando a Nicole, que está com 11 meses, até quando ela quiser”, diz Vanessa Dal Bello, analista financeiro.
Concordando com ela, a coordenadora das unidades de internação adulto, Iana Fontanella Baretta Censi afirma: “A Safira é meu segundo bebê, hoje está com dois anos e quatro meses. Para mim, amamentar é um vínculo de amor inexplicável, uma troca de carinho e afeto entre mãe e bebê/criança. Pretendo manter a amamentação até quando ela quiser ou enquanto ainda tiver leite para ofertar.”
As duas mulheres também amamentaram seus primeiros filhos, Giovana da Vanessa e Enzo da Iana.
Em Farroupilha
A prefeitura de Farroupilha promove programação especial em agosto para conscientização sobre violência contra as mulheres e incentivo à amamentação, por isso a alusão ao agosto lilás e dourado.
O “Agosto Lilás” é um movimento direcionado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Serão realizadas diversas ações em parceria com importantes entidades locais, visando sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação a essa questão urgente. Entre as atividades programadas, destaca-se a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos da cidade, além do treinamento “Me Respeita” e uma tarde de cuidado dedicada à mulher farroupilhense. A intenção é fomentar uma cultura de respeito, igualdade e empatia, capacitando a sociedade para atuar como agentes de mudança e combater a violência contra as mulheres.
“Para o Agosto Dourado fizemos uma programação que foi planejada com muito carinho às mamães, para que elas possam ter todas informações necessárias para esse momento tão especial e delicado das suas vidas. Já para o Agosto Lilás que será abordado sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que é um tema que precisa ser reforçado incansavelmente. Pois, todas nossas ações visam mostrar às mulheres e aos homens, que somente unidos poderemos combater a violência, levando assim, mais conhecimento, segurança e dignidade às mulheres!”, ressaltou a primeira-dama Ariane Laura dos Santos Feltrin.
Para a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria Isabel Rossetti, a campanha vem para mobilizar a comunidade sobre esses dois temas tão importantes na vida das mulheres.
“Em Farroupilha, ainda temos muitas ocorrências de violência contra a mulher, e precisamos fazer nossa parte, para acabarmos com as agressões física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O respeito e o diálogo devem ser as formas utilizadas para discutir as relações. Além de abordar a questão da amamentação que precisa ser falado e orientando as mulheres”, ressaltou. A ação é uma parceria da Secretaria da Saúde, da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Polícia Civil e Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha.
Programação dos próximos dias
01 a 07/08
Ações nas UBS Agosto Dourado e Lilás
04/08
Distribuição de material informativo de prevenção à violência contra a mulher
Local: Praça da Matriz
Horário: 14h
10/08
O sono e a amamentação: Tudo o que você precisa saber
Local: UBS 1º De Maio
Horário: 08h
Emissão Postal Comemorativa
Para celebrar esta Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre 1º e 7 de agosto, os Correios lançaram a Emissão Postal Comemorativa Dia Mundial da Amamentação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O evento ocorreu no dia 31/07, em Brasília/DF, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). O conjunto de selos reforça a importância do aleitamento, reconhecendo-a como um ato vital para o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, apresentou as peças da campanha e ressaltou a importância do papel dos pais na amamentação, em especial em uma realidade em que ambos os genitores, a mãe e o pai, desempenham papéis profissionais. “Vamos trabalhar para que a poesia das mulheres que hoje estão presentes aqui, amamentando seus bebês, inspire toda a sociedade”.
Os selos
Formada por três selos que trazem mensagens como a representatividade das mulheres do Brasil – negras, indígenas, pardas e brancas e também as diferentes posições para amamentação, indicando que toda a forma de amamentar é válida, desde que haja conforto e segurança para mãe e bebê, a Emissão Postal Comemorativa teve tiragem de 120 mil selos (40 mil de cada), com valor unitário de R$2,85 cada selo.
Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, os selos lançados em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação devem estar disponíveis para venda a partir da próxima semana na Agência Central de Caxias do Sul (Rua Sinimbu, 1951), mas é possível também encomendá-los e recebê-los na Agência de Farroupilha (Rua Coronel Pena de Moraes, 415).