Agosto Dourado traz o incentivo à amamentação

“A melhor coisa para o bebê é mamar: garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”

O mês de agosto é conhecido como Dourado por representar o incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2.017, o mês do aleitamento materno determina que, no decorrer de agosto, são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do ato.
Este ano, a campanha traz o tema “A melhor coisa para o bebê é mamar: garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação no seio materno é a forma mais saudável de alimentar o bebê, devendo iniciar na primeira hora de vida até os seis meses, de forma exclusiva. Assim, o bebê recebe anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, além de ter menor risco de asma, diabetes e obesidade. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da região facial da criança, auxiliando para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Além dos benefícios para a saúde física e pleno desenvolvimento, o aleitamento materno também favorece o fortalecimento do vínculo emocional e de confiança e segurança entre mãe e filho. Sabe-se, ainda, que mulheres que amamentam tendem a ter menor risco de câncer de mama.

Iana com sua joia Safira ao peito

Mães que amamentam
Dentro do Hospital Beneficente São Carlos encontramos funcionárias que amamentam seus bebês, cientes da importância do ato.
“Para mim, amamentar é um ato de amor, é optar por dar o melhor alimento para o bebê e de fortalecer os laços entre nós duas. Pretendo continuar amamentando a Nicole, que está com 11 meses, até quando ela quiser”, diz Vanessa Dal Bello, analista financeiro.
Concordando com ela, a coordenadora das unidades de internação adulto, Iana Fontanella Baretta Censi afirma: “A Safira é meu segundo bebê, hoje está com dois anos e quatro meses. Para mim, amamentar é um vínculo de amor inexplicável, uma troca de carinho e afeto entre mãe e bebê/criança. Pretendo manter a amamentação até quando ela quiser ou enquanto ainda tiver leite para ofertar.”
As duas mulheres também amamentaram seus primeiros filhos, Giovana da Vanessa e Enzo da Iana.

Vanessa amamentando Nicole ao lado da filha Giovana, que também mamou no peito

Em Farroupilha
A prefeitura de Farroupilha promove programação especial em agosto para conscientização sobre violência contra as mulheres e incentivo à amamentação, por isso a alusão ao agosto lilás e dourado.
O “Agosto Lilás” é um movimento direcionado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Serão realizadas diversas ações em parceria com importantes entidades locais, visando sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação a essa questão urgente. Entre as atividades programadas, destaca-se a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos da cidade, além do treinamento “Me Respeita” e uma tarde de cuidado dedicada à mulher farroupilhense. A intenção é fomentar uma cultura de respeito, igualdade e empatia, capacitando a sociedade para atuar como agentes de mudança e combater a violência contra as mulheres.
“Para o Agosto Dourado fizemos uma programação que foi planejada com muito carinho às mamães, para que elas possam ter todas informações necessárias para esse momento tão especial e delicado das suas vidas. Já para o Agosto Lilás que será abordado sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que é um tema que precisa ser reforçado incansavelmente. Pois, todas nossas ações visam mostrar às mulheres e aos homens, que somente unidos poderemos combater a violência, levando assim, mais conhecimento, segurança e dignidade às mulheres!”, ressaltou a primeira-dama Ariane Laura dos Santos Feltrin.
Para a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria Isabel Rossetti, a campanha vem para mobilizar a comunidade sobre esses dois temas tão importantes na vida das mulheres.
“Em Farroupilha, ainda temos muitas ocorrências de violência contra a mulher, e precisamos fazer nossa parte, para acabarmos com as agressões física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O respeito e o diálogo devem ser as formas utilizadas para discutir as relações. Além de abordar a questão da amamentação que precisa ser falado e orientando as mulheres”, ressaltou. A ação é uma parceria da Secretaria da Saúde, da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Polícia Civil e Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha.

Programação dos próximos dias

01 a 07/08
Ações nas UBS Agosto Dourado e Lilás

04/08
Distribuição de material informativo de prevenção à violência contra a mulher
Local: Praça da Matriz
Horário: 14h

10/08
O sono e a amamentação: Tudo o que você precisa saber
Local: UBS 1º De Maio
Horário: 08h

Emissão Postal Comemorativa
Para celebrar esta Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre 1º e 7 de agosto, os Correios lançaram a Emissão Postal Comemorativa Dia Mundial da Amamentação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O evento ocorreu no dia 31/07, em Brasília/DF, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). O conjunto de selos reforça a importância do aleitamento, reconhecendo-a como um ato vital para o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, apresentou as peças da campanha e ressaltou a importância do papel dos pais na amamentação, em especial em uma realidade em que ambos os genitores, a mãe e o pai, desempenham papéis profissionais. “Vamos trabalhar para que a poesia das mulheres que hoje estão presentes aqui, amamentando seus bebês, inspire toda a sociedade”.

Os selos
Formada por três selos que trazem mensagens como a representatividade das mulheres do Brasil – negras, indígenas, pardas e brancas e também as diferentes posições para amamentação, indicando que toda a forma de amamentar é válida, desde que haja conforto e segurança para mãe e bebê, a Emissão Postal Comemorativa teve tiragem de 120 mil selos (40 mil de cada), com valor unitário de R$2,85 cada selo.
Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, os selos lançados em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação devem estar disponíveis para venda a partir da próxima semana na Agência Central de Caxias do Sul (Rua Sinimbu, 1951), mas é possível também encomendá-los e recebê-los na Agência de Farroupilha (Rua Coronel Pena de Moraes, 415).