Agora nem pela Rota do Sol dá para ir de Farroupilha para Porto Alegre

Rompimento de uma adutora na tarde desta quarta-feira está bloqueando o trânsito de veículos. Cidade só tem ligação, agora, com Bento Gonçalves e Caxias do Sul

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

A ligação entre Farroupilha e o Vale dos Sinos/Região Metropolitana de Porto Alegre, se já estava difícil devido às inúmeras quedas de barreiras na ERS-122 e outras rodovias da Região da Serra, agora está impossibilitada com o rompimento de uma adutora d’água do Sistema Marrecas, no distrito de Vila Seca, a 25 quilômetros do Centro de Caxias do Sul. O trânsito de veículos pela ERS-453, a Rota do Sol, foi bloqueado na altura do quilômetro 158.

De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae), responsável pela barragem Marrecas, equipes da subprefeitura de Vila Seca, dos bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalham para desbloquear pelo menos uma das pistas. Uma previsão inicial é que liberação ocorra ainda esta noite.                

A Rota do Sol era a única alternativa de deslocamento de Farroupilha à capital, até esta tarde, via Terra de Areia, município às margens da BR-101, próximo de Torres, de onde o motorista deveria pegar a BR-101 até Osório e, dali, seguir pela BR 290 (Freeway) até a capital dos gaúchos. A expectativa é que a liberação da Rota do Sol aconteça o mais breve possível para viabilizar a ligação. Enquanto isso não acontece, Farroupilha só tem ligação direta, agora, com Bento Gonçalves e Caxias do Sul.