Acidentes de trabalho: há como evitar

Frequentemente ouve-se casos de acidentes de trabalho, mas a maioria das pessoas não protegem-se da maneira adequada

Cuidar daquele que produz bens, serviços e conhecimentos em suas atividades ocupacionais, é o objetivo da segurança no trabalho. Além da legislação trabalhista como apoiadora, hoje encontram-se diversos profissionais no mercado capacitados para auxiliar os trabalhadores. São engenheiros especializados em segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e técnicos de segurança, todos à disposição da maioria populacional, os trabalhadores.

As empresas precisam ter um profissional que seja designado para representar a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), ou trabalhar em um grupo de pessoas, como é o caso das empresas maiores. Cada vez mais busca-se reduzir os números de acidentes de trabalho, que além de representarem uma perda significativa na economia geral do país, podem limitar ou até mesmo impedir o trabalho de muitos cidadãos. Ainda é a área de construção a que mais causa acidentes.

As empresas de hoje, mais voltadas para a valorização do capital humano, trabalham com a medicina ocupacional. Além de cuidar do funcionário, uma imagem positiva sempre é considerada à organização que se preocupa com o assunto. A medida ajuda também a evitar a ausência dos colaboradores. Talvez não seja mais um diferencial competitivo das empresas, mas sem dúvida, é uma questão muito considerada por toda a comunidade.

Como se define um acidente de trabalho?
Todo acidente que ocorre na execução do trabalho, a serviço ou por ordem da empresa e até mesmo em trajeto do ofício, que tenha provocado lesão corporal ou perturbação funcional, causando a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o desenvolvimento das suas atividades.

Sabimed
Empresa prestadora de serviços nas áreas de medicina ocupacional, engenharia de segurança e treinamento, a Sabimed oferece avaliação das condições de trabalho por riscos ambientais e controle médico de saúde. São quatro médicos, dois engenheiros, duas fonoaudiólogas e uma técnica de segurança de trabalho e mais de 400 clientes.

Como funciona: são feitas avaliações nos ambientes de trabalho e apresentado um plano de ação, para que a empresa possa se adequar conforme a legislação, nos aspectos que forem necessários. Passado um período, a Sabimed retorna ao local para verificar se as medidas provisórias foram tomadas, um diferencial oferecido pelo serviço prestado, já que a responsabilidade da fiscalização é do ministério do trabalho e emprego (MTE).

Temos que agir conforme determina a legislação. Infelizmente algumas empresas não respeitam as normas e muitas nem se quer investem em medicina do trabalho, argumenta Ricardo Biscoli, gerente comercial da Sabimed.

Os trabalhadores, por sua vez, também devem manter alguns cuidados, como o uso devido dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), fornecido pelas empresas. Eles ajudam a evitar muitos riscos por agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Inclusive, o desuso destes aparelhos, pode causar demissão por justa causa ao trabalhador.

Tempo atrás se falava pouco de qualidade, com o passar do tempo se tornou obrigatório. É importante ter o ambiente de trabalho sadio e bom para o funcionário. A segurança deve ser vista como uma regra, um valor que segue junto com o trabalhador, independentemente da situação, e isso somente será possível através da educação, explica Giovani Agostini, engenheiro mecânico, especialista em segurança do trabalho.

Texto: Tatiane De Bastiani