Como minimizar a celulite

O fibroedema gelóide (FEG) é o nome correto para a celulite que é definida como um distúrbio metabólico localizado no

O fibroedema gelóide (FEG) é o nome correto para a celulite que é definida como um distúrbio metabólico localizado no tecido subcutâneo, de origem multifatorial manifestando-se na pele com a aparência de casca de laranja com incidência maior em mulheres.

Os distúrbios hormonais são os principais causadores do FEG, sendo o estrogênio o principal hormônio envolvido e responsável pelo agravamento desta desordem estética.

O FEG é classificado em quatro graus ou estágios:

Grau 1: a aparência de casca de laranja na pele é visível somente com contração da musculatura;
Grau 2: com a contração muscular há palidez, diminuição da temperatura e da elasticidade da área afetada, não havendo alívio das alterações em repouso.
Grau 3: a aparência de casca de laranja é evidente a descanso, Zarhosensação palpável de nódulos de granulação fina e dor na apalpação.
Grau 4: as mesmas características do grau 3, entretanto os nódulos presentes são mais palpáveis, visíveis e doloridos.

De maneira geral os fatores que podem desencadear o processo de formação da celulite são: os fatores predisponentes (genética, sexo, idade, hormônios), fatores determinantes (estresse, tabagismo, sedentarismo, maus hábitos alimentares, disfunção hepática) e os fatores condicionantes (circulação sanguínea deficiente, retenção hídrica). Para atenuar os fatores determinantes e os condicionantes do FEG é de fundamental importância acompanhamento da dieta, atividade física regular, ingestão hídrica adequada, controle da ansiedade e do stress. Os fatores predisponentes são atenuados se os demais fatores forem controlados com uma boa qualidade de vida.

Muito são os métodos utilizados para tratar e atenuar esta desordem estética, mas como suas causas são multifatoriais é importante que seja feita uma avaliação com profissional da área para que ele indique a melhor conduta a ser trabalhada para a melhora do FEG. Com a associação de vários métodos a resposta de melhora será mais efetiva. Nunca esqueça que uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e com uma boa ingestão de líquidos sempre contara positivamente para atenuar esta desordem que tanto incomoda as mulheres.