Jonas Tomazini e Thiago Brunet prestigiam o Mostra teu SUS em Farroupilha
O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, e o vice-prefeito, Thiago Brunet, estiveram na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, acompanhando

O prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, e o vice-prefeito, Thiago Brunet, estiveram na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, acompanhando o secretário da Saúde, Thiago Brambilla, na abertura do Mostra Teu SUS. A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Associação Farroupilhense Pró Saúde e o Hospital Beneficente São Carlos, e ocorre no Centro do Agricultor das 13h às 16h.
A mostra tem como objetivo divulgar e disseminar informações acerca dos meios de acesso aos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que convida ativamente a população a explorar e compreender os diversos serviços disponíveis, assim como as equipes que os compõem. Cada serviço está sendo representando em estandes estrategicamente montados para proporcionar uma experiência informativa e acessível.
Entre os participantes, destacam-se a Vigilância Epidemiológica, Planejamento Familiar, Vacinas, Ostomias, Prevenção e Controle da Dengue, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Rede Bem Cuidar, Farmácia de Todos, Fisioterapia, Interior com + Valor, além das Estratégias de Saúde da Família (ESF).
E nas especialidades médicas está o Centro de Especialidades Médicas (CES) e o Serviço Especializado (SAE). Nos estandes, os representantes de cada serviço estarão disponíveis para interagir com o público, fornecendo informações essenciais sobre dúvidas comuns e detalhes relevantes sobre os serviços oferecidos.
Juntamente ao Mostra teu SUS, ocorre a vacinação contra a gripe em Farroupilha. O imunizante está sendo aplicado dentro da Unidade Móvel de Saúde. Podem receber as vacinas apenas os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que são crianças (6 meses a menores de 6 anos); Gestantes; Idosos com 60 anos e mais; Puérperas; Povos Indígenas; Quilombolas; Pessoas em Situação de Rua; Trabalhadores da Saúde; Professores do ensino básico e superior e (funcionários); Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para receber a vacina é necessário portar um documento com CPF ou Cartão SUS, além de documentação que comprove a função. Crianças também devem apresentar a Caderneta de Vacinação.