Radicci, personagem de Iotti, estará em exibição a partir desta terça, dia 26
A mostra Expo Radicci, que marca as mais de quatro décadas da criação, acontecerá no Shopping Villagio Caxias
Em 1983, nasciam nas páginas do jornal, Radicci, Genoveva, Guilhermino e Nono, uma espécie de síntese caricata dos imigrantes italianos criada pelo cartunista Carlos Henrique Iotti. Comemorando 41 anos de existência, a família mais querida da colônia evoluiu das publicações em papel jornal em preto e branco para uma exposição dos desenhos em quadrinhos coloridos.
A “Expo Radicci” estará em exibição no Shopping Villagio Caxias, a partir desta terça, 26 de novembro, até 6 de janeiro de 2025. A mostra reúne mais de 100 obras emblemáticas que incluem reprodução de peças, impressões, ilustrações originais e pinturas em aquarela e guache. Entre elas, está aquele que será o centro da atração, o “Radicci Rural” (2000), um quadro a óleo sobre tela, medindo 2×1,6 metros.
Radicci é um colono avesso aos hábitos de higiene, que gosta de um “vinhoto” e inimigo do trabalho. Genoveva representa a força feminina. Guilhermino se mostra um jovem colono empreendedor que não trabalha e não estuda, o “eterno canguru que vive na bolsa da mãe”. Ninguém sabe a idade dele. A família fica completa com o Nono, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, o avô paterno ou materno do Guilhermino – ele não lembra – e, na maior parte das vezes, a pessoa mais sensata da família.
Para saber
As histórias são baseadas em fatos reais e, às vezes, fruto do imaginário das raízes italianas.
Sobre Iotti
- Carlos Henrique Iotti, mais conhecido como Iotti, é natural da cidade de Caxias do Sul, trabalha como jornalista, humorista e cartunista. Aos 14 anos, descobriu que o desenho poderia ser uma profissão.
- É formado em Jornalismo pela UFRGS e foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva (uma sátira ao movimento estudantil da época).
- De lá para cá, foram muitos personagens de destaque como Frederico e Fellini, que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato; Deus e o Diabo, uma dupla de criação de agência publicitária; Adão Hussein, um gaúcho típico das bandas de Vacaria.
- Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e também a mais popular, sendo publicada diariamente no Diário de Santa Maria (RS), Diário do Sudoeste (PR), O Bairrista, blog Fumetta e suas redes sociais.
- Nos 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações, entre as quais El Pais Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio, Mac Magazine e outras. Já expôs seus trabalhos no Brasil e na Itália.
- Apresentador dos programas de rádio Demo via let’s go (Radio Atlântida FM e Rádio Studio FM) e Qua comando mi (Studio FM), participou durante uma década do Show dos Esportes com Pedro Ernesto Denardin (Rádio Gaúcha) e na TV, comandou os programas Radicci Repórter (RBS TV), Iotti Repórter (RBS TV Caxias) e Repórter Digital (Jornal Pioneiro Online). No YouTube, apresenta os programas e animações Radicci Show, Irmão Benildo, Culinária Toscana, entre outros. Também apresenta os podcasts Pinot No Ar, On The Rod e Radicci.
- Além da publicação de livros e produtos com as marcas Radicci e Jaquirana Air, Iotti tem se dedicado ao mercado norte-americano, com seus novos personagens e charges em inglês, como Red & Neck e Mr. Stone.
- Ele ainda grava os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod, que podem ser vistos no YouTube pelos canais Fish TV, Iotti TV e Cubo Play.
Programe-se
Expo Radicci
- De 26 de novembro a 6 de janeiro de 2025
- Shopping Villagio Caxias, próximo à loja Hering
- Visitação gratuita