Reabertura do Aeroporto Salgado Filho entusiasma agências de viagens do estado
Vendas são impulsionadas pela ampla oferta de voos e tarifas competitivas, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens
Com a proximidade da volta da operação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre e, por consequência, o aumento na quantidade de voos, o fluxo de passageiros também cresce. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) essa procura é nítida no setor, especialmente porque as companhias aéreas ao retomarem suas rotas na capital, na busca por completar os assentos disponíveis, têm disponibilizado datas com tarifas mais atrativas.
O presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado, ressalta a expectativa deste aumento nas vendas de passagens aéreas, impulsionado pela retomada na oferta de voos e tarifas competitivas. “Estamos orientando os clientes a se programarem e já comprarem suas passagens. Ainda existem diversas datas com tarifas muito boas. Então, nossa projeção é de que os próximos meses sejam de bastante venda e procura por viagens aéreas”, comenta Machado.
Desde o anúncio da reabertura, o mercado já tem demonstrado sinais de recuperação, com aumento na demanda por viagens. A ABAV-RS reforça a importância desse momento para o segmento, que depende diretamente do bom funcionamento da malha aérea para atender ao crescente interesse dos consumidores.
A vice-presidente da associação, Rita Vasconcelos, lembra que mesmo com o Salgado Filho inoperante, as agências não deixaram de atender seus clientes com as alternativas disponíveis. “Claro que alguns destinos ficaram prejudicados e, principalmente, as viagens mais longas. Muitos optaram por aguardar a reabertura para realizar suas viagens e é também em função disso, que acreditamos no aumento da demanda”, pontua.
A retomada
- A reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre – nesta primeira etapa apenas para voos domésticos – ocorre na segunda-feira, dia 21 de outubro e está sendo aguardada com ansiedade e otimismo por todo o setor.
- Uma cerimônia especial de retomada das operações do terminal aconteceu já nesta sexta, dia 18, com a presença da ABAV-RS e outras entidades e profissionais do trade.
- O evento foi promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Fraport Brasil, concessionária que administra o complexo aeroportuário, e comemora a volta das atividades plenas do complexo, essencial para conectar Porto Alegre ao Brasil e ao mundo.
- O o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou 170 dias sem pousos e decolagens.
- A reabertura contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, promovendo a circulação de aproximadamente 9 mil passageiros.
- De acordo com a Fraport, o primeiro voo da segunda-feira da retomada será uma chegada, às 8h10min, de São Paulo.
- Neste primeiro momento, as rotas contempladas são São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília.
- Os voos serão realizados das 8h às 22h em uma pista de 1.730 metros.
- O terminal, por sua vez, ficará aberto todos os dias durante as 24 horas.
- Uma semana depois, na segunda-feira, dia 28, a previsão é de 98 voos e aproximadamente 15 mil passageiros.
- Os números saltam para 122 voos e cerca de 16 mil pessoas circulantes em 4 de novembro.
- Na retomada, os procedimentos de check-in continuarão sendo realizados na área internacional (piso 2).
- O embarque retornará ao Embarque Doméstico (piso 3).
- O desembarque, por sua vez, retornará ao local oficial (piso 1).
- Sobre o horário de apresentação e check-in, a recomendação é de que os passageiros sigam as orientações de cada companhia aérea.