Tomazini e Brunet garantem continuidade ao governo de Feltrin em Farroupilha

Atual vice-prefeito foi eleito com quase 65% dos votos para comandar a Prefeitura assegurando que “Farroupilha não vai parar”

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

Não deu para os adversários. Os candidatos Jonas Tomazini (MDB) e Thiago Brunet (PP), da coligação “Farroupilha Não Para” (MDB/PP/PL/Federação PSDB-Cidadania), simplesmente mais do que dobraram a votação dos segundo colocados, Pedro Pedrozo (PSB) e Glória Menegotto (União Brasil) e quase duplicaram a soma dos votos recebidos por Pedrozo e Glória, e Dário Micael (PRD) e Emília Frare (Novo). Com as bênçãos do prefeito Fabiano Feltrin (PL), o atual vice, e prefeito a partir de 1º de janeiro de 2025, conquistou o apoio de 26.298 eleitores, ou 63,51% dos votos válidos, um dos maiores percentuais – senão o maior! – já alcançado por um candidato eleito ao Executivo do município.

Na segunda colocação, Pedrozo e Glória, da coligação “Farroupilha da Nossa Gente” (PDT/Podemos/PSB/União/PSD/Federação Brasil da Esperança – PT/PCdoB/PV/Republicanos) atingiram 12.391 votos, o que representa 29,92% da votação validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ponta de baixo, a coligação “Renova Farroupilha” (Novo/PRD) dos candidatos Dário e Emília, não passaram de 6,57% no índice de preferência do eleitorado, conquistando apenas 2.720 votos entre os 45.141 apurados.

A apuração

Tão logo as primeiras urnas chegaram ao Fórum do município, sob a supervisão do juiz eleitoral Enzo Di Gesu, os dados eram repassados ao Cartório da 61ª Zona Eleitoral e, dali, lançados no sistema de totalização do TSE. Desde o começo da apuração o candidato eleito, Jonas Tomazini, se manteve à frente de Pedrozo e Dário, com larga margem de votos. Antes das 19h (mais precisamente às 18h56min), o TSE decretou, com 100% das 182 sessões escrutinadas, a vitória do candidato situacionista com uma diferença de 33,59 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Pedrozo, e 56,94 pontos sobre a votação obtida pelo terceiro, Dário Micael.

A confirmação do TSE reforçou a comemoração que mais de 200 pessoas, com adesivos e bandeiras, já vinham fazendo, baseadas nos dados extraoficiais apurados pela reportagem da rádio Spaço FM, em frente ao comitê da coligação, na rua Coronel Pena de Morais. O jingle “Farroupilha não para, não para Farroupilha” estava sendo rodado em carros de som e cantado pelo eleitorado que festejou a vitória esmagadora de Tomazini e Brunet. O prefeito Fabiano Feltrin participou das comemorações e comentou que os farroupilhenses “reconheceram o trabalho de nossa administração, que investe nos mais diversos setores, apesar da pandemia (Covid-19) das chuvas e enchentes, sem aumentar um centavo de imposto”.

Quando chegaram ao local da festa, os dois eleitos foram saudados pelos apoiadores e eleitores com muitos cumprimentos, abraços e pedidos para fotos. Pouco antes das 20h eles entraram na sede do comitê central para uma coletiva à imprensa, assistida pela coordenação da campanha e dirigentes dos partidos coligados. Tomazini foi o mais inquirido e afirmou que na sua gestão vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na atual gestão, e que a população vai ser atendida em suas demandas sem que sejam olhadas as cores partidárias. Ele também antecipou que pretende manter o gabinete integrado para trabalhar junto com Brunet, assim como Feltrin fez na atual gestão, dividindo com ele a administração municipal.