Mobilização pelos atingidos pelas chuvas ocorre em várias cidades do Brasil
Campanhas para arrecadar donativos são realizadas em quase todo país, como em Sorocaba, interior de São Paulo, que fez uma grande ação na manhã deste domingo
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
O município de Sorocaba, cerca de 200 quilômetros da capital de São Paulo, realizou na manhã deste domingo, 5 de maio, uma mobilização gigante liderada pelo prefeito Rodrigo Maganhato, ou Rodrigo Manga, para arrecadar donativos que vão ser enviados ao Rio Grande do Sul. O material é destinado às famílias atingidas pelas intensas chuvas desta semana que castigaram quase todo o estado, mais duramente municípios da Região Central, Vale do Taquari e Serra Gaúcha.
Conforme a sorocabana Elaine Alves Teixeira, foi arrecadada grande quantidade de água, material de limpeza, colchões e roupas. “É o mínimo que podemos fazer pelos nossos irmãos do Sul”, disse Elaine, que já morou nos municípios de Gravataí e Cachoeirinha, ambos na Região Metropolitana de Porto Alegre, cidades duramente fustigadas, agora, pelas enchentes do rio Gravataí e Lago Guaíba.
Assista ao vídeo clicando no LINK.
Alerta do MP
Também na manhã deste domingo o Ministério Público do Rio Grande do Sul alertou a população para as falsas campanhas de arrecadação de dinheiro com justificativa de que é para ajudar as pessoas afetadas pela maior tragédia climática que já atingiu o território gaúcho. “Perfis falsos que copiam a identidade visual do governo do estado do estão simulando campanhas de arrecadação de recursos para os desabrigados pelas enchentes. O MPRS alerta que isso é crime e as providências para punir os responsáveis estão sendo tomadas”, diz a nota. O MP ainda orienta que quem quiser fazer doações em dinheiro deve procurar o perfil oficial, @governo.rs.