Afavin oficializa Rota do Moscatel como produto turístico de Farroupilha
Lançamento reuniu lideranças empresariais, do setor vitivinícola e autoridades políticas da região na última sexta, 22
TEXTO:
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
Não faltaram autoridades da região, empresários do setor vitivinícola e lideranças políticas no ato de lançamento oficial do Terra do Moscatel – Rota Turística, na última sexta-feira. O ato realizado no Santuário de Caravaggio, com missa em ação de graças seguida da solenidade no Restaurante Panorâmico trouxe a Farroupilha, por exemplo, o ex-diretor-geral da ExpoBento, de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, a presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereadora Marisol Santos, o diretor executivo do Consevitis-RS, Eduardo Piaia e o representante da Embrapa Uva e Vinho, Sérgio Schmitz.
O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, ladeado pelas soberanas do município – rainha Vitória Bartelle e princesas Maria Eduarda Busch e Suelen Vitória Olszeski, liderou um grupo formado por secretários municipais, assessores e representantes do Legislativo municipal, que prestigiou a iniciativa da Associação dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). A presidente da entidade que reúne, já no seu lançamento, nove vinícolas do município, Rosane Cappelletti, apresentou o novo produto turístico agradecendo o apoio recebido para sua formatação e consolidação.
“Em nossa rota turística os visitantes são convidados a mergulhar na alma da produção de uvas moscatéis, uma verdadeira joia da nossa região. Farroupilha, sem dúvida, com muito orgulho, é o maior produtor nacional dessas variedades, com destaque para o Moscato Branco, casta que aqui floresce em volumes exuberantes, pintando nossos vinhedos com tons esverdeados”, afirmou Rosane, no texto de apresentação do Terra do Moscatel. Natalia Taffarel, coordenadora do Comitê de Enoturismo da Afavin, agradeceu a todas entidades e órgãos públicos que colaboraram para a estruturação do roteiro, enquanto Siane Rissi Frandoloso, diretora Executiva, falou sobre como se deu a montagem do roteiro.
O prefeito Fabiano Feltrin foi o último a se manifestar e, entusiasmado, parabenizou a todos que fizeram parte da organização do Rota do Moscatel, com ênfase aos empresários, fundadores, proprietários, diretores e colaboradores das nove vinícolas que integram o projeto já na sua fase de nascimento. “Isso vai fazer uma diferença muito grande na vida das pessoas da nossa cidade”, disse Feltrin. Segundo ele, o turista, “quando vêm para a Serra Gaúcha, não buscam um município em específico, mas o acolhimento que recebem das pessoas que que estão, por exemplo, nas vinícolas, contando as histórias dos imigrantes, como começaram a produzir uvas e a elaborarem os melhores vinhos e espumantes que estão em condições de igualdade com o que é produzido em qualquer outra região do país e até de fora do Brasil”, assegurou.
Vinícolas participantes
- Adega Chesini
- Basso Vinhos e Espumantes (Monte Paschoal)
- Casa Perini
- Cave Antiga Vitivinícola
- Cooperativa Vinícola São João (Vinhos Castellamare)
- Vinícola Belmonte
- Vinhos Cappelletti
- Vinícola Colombo
- Vinícola Tonini
Fala, prefeito!
“Tudo isso que é feito pelas mãos de cada um de vocês, se torna cada vez maior! É um orgulho poder chegar no governo do estado, nas empresas, no governo federal, e as pessoas reconhecerem a gente como da terra do Moscatel. O que vocês fazem é uma marca que não lhes pertence mais, é uma grife de Farroupilha”
Fabiano Feltrin – Prefeito Municipal de Farroupilha