O primeiro bairro-cidade do Rio Grande do Sul

Em Gravataí, um novo conceito de urbanismo caracteriza o megaempreendimento liderado pela Domus urbanismo, do executivo Carlos Gerdau Johannpeter: o Prado Bairro-Cidade

O PRADO Bairro-Cidade é o primeiro empreendimento a adotar o conceito do novo urbanismo: bairros multiuso e bairros privados, em áreas afastadas dos centros urbanos, concebidos para que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir no mesmo local. Com qualidade de vida, desenvolvimento econômico equilibrado e preservação dos recursos naturais.
Focado essencialmente nas pessoas, foi concebido pela Keystone DDG, uma empresa norte-americana de arquitetura e urbanismo que já desenvolveu projetos de sucesso nos Estados Unidos e na América do Sul e, mais especificamente, no Brasil, onde o melhor exemplo é o Pedra Branca, em Palhoça-SC.
O empreendimento localizado em Gravataí será um local projetado para receber restaurantes, supermercado, hotel, banco, escola bilíngue e shopping center, além de prédios para consultórios, escritórios e apartamentos.
O Prado abrigará o PRADOTECH, um Parque Tecnológico, que terá 30 mil metros quadrados, onde futuramente deve abrigar 120 empresas âncoras e startups, e gerar 5 mil empregos de alto valor agregado. O investimento direto previsto neste projeto é de R$ 200 milhões. A primeira entrega do PradoTech fica pronta no primeiro trimestre de 2022: a Casa das Startups, onde estará sediada a incubadora de base tecnológica sob gestão da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec). Em outubro deste ano, a prefeitura de Gravataí e a incubadora da UNISINOS assinaram o contrato do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de startups no Estado, oportunizando a participação de empresas de base tecnológica.
Na avaliação do presidente da Domus Urbanismo e investidor do Prado Bairro-Cidade, Carlos Gerdau Johannpeter, trata-se de um projeto que trará grande relevância empresarial e tecnológica nos campos de atuação. “O Prado é um lugar único e nos traz a oportunidade de construir um ambiente de inovação e a criação de novos negócios, geração de empregos e educação. Algumas verticais já definidas são nos campos da Nanotecnologia, Internet da Coisas, Inteligência Artificial, energia e baterias, Robótica e na área Biomédica. Buscamos escrever um capítulo importante na história do Rio Grande do Sul e do Brasil”, pontua.
Outro investimento atraído é o Colégio Sinodal, uma tradicional instituição de ensino do RS, que irá inaugurar sua mais nova sede numa área de aproximadamente quatro hectares. Será uma escola bilíngue com capacidade para atender até 1.500 alunos, com ênfase na formação de lideranças e que irá promover e estimular o intercâmbio entre escolas de outros países.
Quando todas as fases do empreendimento que reintegra o homem à natureza sem prejudicar a dinâmica do seu cotidiano estiverem concluídas, serão 25 mil pessoas em 6 mil unidades habitacionais convivendo numa área de 350 hectares com bairros multiuso e bairros privados.

Vista Piscina. FOTO: Divulgação/Domus Urbanismo
Aérea Àlamos. FOTO: Divulgação/Domus Urbanismo
Club House. FOTO: Divulgação/Domus Urbanismo
Aérea Club. FOTO: Divulgação/Domus Urbanismo
Salão de Festas. FOTO: Divulgação/Domus Urbanismo