Marcelo Bicca Ferrari, referência na agroindústria familiar, morre aos 56 anos
O agricultor e empreendedor faleceu na terça-feira, 16/11, no Hospital Beneficente São Carlos, onde sofreu uma parada respiratória em consequência de broncopneumonia grave
Ferrari era proprietário, junto da esposa Odete da Cás, falecida em 2017, e da filha Letícia, da empresa de laticínios “Puro Sabor do Interior”, na localidade de São Luiz. O empreendimento, iniciado há mais de 20 anos, trabalhava com a produção de leite, queijos, iogurtes e doces de leite. Marcelo era carinhosamente chamado e conhecido, por amigos e clientes como Leiteiro. Por vários anos fez a entrega diária de leite a inúmeras famílias, criando laços de amizade e renovando a tradição no serviço oferecido.
Natural de Porto Alegre, mudou-se com o pai, a mãe e os irmãos para Farroupilha em meados de 1970. Aos 18 anos iniciou as atividades no setor da agricultura, especificamente no ramo leiteiro. Ao trocar a área urbana para a rural, buscou conhecimento, aperfeiçoamento e, ao longo dos anos ampliou e aprimorou o trabalho, chegando a realizar a produção de toda a cadeia produtiva, desde a plantação do alimento para os animais, industrialização da matéria-prima, até a venda dos produtos elaborados em sua agroindústria. A família criou uma empresa 100% sustentável, captando a água da chuva, mantendo a mata nativa e qualificando o pasto do gado com adubos naturais.
Com participação ativa em feiras, a sua indústria familiar foi ganhando reconhecimento em todo o Estado e colecionando prêmios por sua qualidade dos produtos e serviços. Os queijos da empresa foram premiados em todas as edições do concurso de queijo colonial, durante a Expointer, nos anos em que a Puro Sabor participou.
Em 2017, o empreendedor foi indicado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural a receber o título Agricultor Destaque do Ano, outorga conferida em sessão na Câmara de Vereadores do município.
Na oportunidade, o trabalho realizado pelo agricultor e sua família foi enaltecido por vereadores e autoridades que ressaltaram o profissionalismo, esforço e comprometimento de Ferrari à frente da agroindústria familiar.
Em entrevistas na época em que recebeu a homenagem, Marcelo sempre salientava que as conquistas obtidas ao longo dos anos foram frutos de muito trabalho e aprendizado. Ele comentava que o meio rural apresentava muitas dificuldades e estas precisavam ser superadas todos os dias e desabafava sobre as inúmeras exigências dos órgãos de vigilância do Estado. No entanto, acrescentava com orgulho que com o apoio e união da família e muito esforço as barreiras iam sendo enfrentadas dia a dia e o trabalho recompensado.