Instituto Devita Centro de Tratamento do Câncer em Farroupilha
O dia da Enfermagem, 12 de maio, foi a data escolhida para a inauguração do Instituto que é referência de tratamento de câncer. Agora os pacientes que possuem convênio médico não precisam mais se deslocar a outra cidade
No dia 12 de maio foi inaugurada na cidade a unidade do Instituto Devita Centro de Tratamento do Câncer, com instalações integradas ao Hospital Beneficente São Carlos, à Rua da República, 51. O ato contou com autoridades locais e com a presença de Dr. Ruy Reinert Junior e Dr. Fábio Miguel, ambos do instituto que possui 25 anos de atuação e é considerado um centro de referência na terapia do câncer.
A unidade de Farroupilha é a 10ª do Instituto e nasce com o objetivo de ofertar tratamento oncológico sem perda do amparo da família do paciente, dentro da cidade dele e de tudo que possa proporcionar mais conforto e bem-estar para o sucesso do tratamento.
Na tarde ensolarada de quarta-feira, as portas do Instituto Devita foram abertas, mostrando aos convidados o local preparado para aplicação de tratamentos na área de câncer, diminuindo a necessidade de deslocamento para outra cidade.
Em princípio, o Instituto vai funcionar dois dias por semana, às terças e quintas, atendendo convênios de saúde e particulares.
Os tratamentos da doença também sofrem a ação da pandemia, segundo o Dr. Reinert, e um dos resultados disso é que se imagina, conforme afirmações dele, que breve haverá um número significativo de pacientes. “A pandemia que estamos enfrentando trouxe um retardo na procura de atendimento médico e com isso vamos diminuir a nossa capacidade de diagnóstico precoce, o que certamente trará repercussão”, analisa.
O fato do Instituto estar integrado ao Hospital Beneficente São Carlos ainda traz benefícios bastante significativos, especialmente aos pacientes. “Quando se faz tratamento de câncer, não se faz de forma isolada. O tripé básico do tratamento: a cirurgia, a radioterapia e a oncologia clínica. Quando se faz o tratamento multidisciplinar, há necessidade de cirurgias, de exames de laboratório, de métodos de imagem que sejam adequados e isso tudo pode ser encontrado em uma estrutura hospitalar. Por isso, essa integração é fundamental porque precisamos dar ao paciente um tratamento global” ressaltou o médico.
Para a direção do hospital, o Instituto Devita chega para agregar e qualificar ainda mais os atendimentos prestados. “A vinda do Instituto para Farroupilha é de extrema importância porque como somos um hospital de alta complexidade, seguidamente nos deparamos com casos que necessitam do tratamento oncológico e até então, fazíamos a transferência. Agora, temos este serviço, que vai usar a estrutura do hospital para procedimentos cirúrgicos, para internação, se necessário, e o mais importante é que o paciente não precisa mais se deslocar para Caxias ou para outros lugares para fazer a sua quimioterapia, o seu tratamento, porque não é especificamente só o tratamento quimioterápico, mas também o hematológico, que engloba as demais doenças correlacionadas”, complementa a superintendente do hospital, Janete Toigo D´Agostini.
A vinda do Instituto é valorizada por todos. “Estou muito orgulhoso por receber o Instituto Devita em nossa cidade e agora, o Hospital Beneficente São Carlos também passa a ser referência neste serviço, atendendo as pessoas que moram em Farroupilha e de outros municípios”, afirma o prefeito Fabiano Feltrin.
O Instituto Devita Centro de Tratamento de Câncer tem criado unidades de atendimento nas cidades vizinhas à Caxias do Sul. Farroupilha acaba de entrar para a lista, para conforto dos pacientes e seus familiares.