Morre Zanfeliz, o prefeito que criou a Fenakiwi

Faleceu nesta terça-feira, o ex-prefeito Clóvis Zanfeliz, que eleito em 1988, dirigiu o município de 1989 a 1992

Zanfeliz foi também vereador de 1968 a 1972, quando deu voto favorável a criação do distrito industrial no Governo Maggioni, embora fosse vereador de oposição. Em 1982, elegeu-se vice-prefeito na chapa encabeçada por Wilson Cignachi, pavimentando o caminho para vencer nas urnas em 1988, um nome até então imbatível, Avelino Maggioni.

Durante seu mandato na Prefeitura, ao lado do vice Renato Bellaver, foi criada a Fenakiwi e Feira da Industria de Farroupilha, além do Entrai , Encontro das Tradições Italianas. Em 1991, portanto há 30 anos, o evento foi realizado de forma paralela nas mesmas datas, em Nova Milano e no Parque Cinquentenário.

Zanfeliz liderou também a mudança da rodoviária da rua Pinheiro Machado, no centro, para a sua atual localização às margens da RS-122. Na época, embora sob discordância e conflitos, a decisão foi a responsável por colocar Farroupilha decisivamente no mapa do turismo comercial, pois ao lado foi construído o Centro de Compras Farroupilha. Zanfeliz, tinha entre seus passatempos preferidos a pescaria. Zanfeliz deixou também um legado na educação, onde comprou vagas na escolas particulares para alunos mais carentes.

Clóvis Zanfeliz está sendo velado na Capela A do Memorial São José até as 11 horas desta quarta-feira e após será cremado em Caxias do Sul.

Mais informações sobre a trajetória e o legado de Clóvis Zanfeliz na edição desta sexta-feira do seu jornal O Farroupilha.