Mais um mês de queda na geração de empregos formais
Em agosto, Farroupilha registrou o 5º mês seguido de perda de vagas de empregos formais de acordo com o Cadastro
Em agosto, Farroupilha registrou o 5º mês seguido de perda de vagas de empregos formais de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo negativo no mês retrasado foi menos 86 vagas de trabalho (diferença entre os trabalhadores admitidos e demitidos, com carteira assinada).
Os setores que mais contribuíram para esse resultado negativo foram o comércio (- 54), Serviços (-29) e a indústria de transformação (-11). Já o setor da construção civil fechou o mês com saldo positivo de 9 vagas.
O acumulado do ano apresenta um saldo negativo de 60 postos de trabalho fechados na cidade entre janeiro e agosto de 2015. Enquanto nos últimos doze meses 346 vagas foram extintas no município.
No Rio Grande do Sul o mês de agosto também foi marcado pela eliminação de 12.737 vagas formais. O setor da Indústria de Transformação foi o que mais fechou postos de trabalho no Estado, com 10.054 vínculos encerrados. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 420 novas trabalhadores contratados.
Já o Brasil, ao fechar em agosto 86.543 postos de trabalho, registrou o pior resultado para o mês de agosto desde 1995, quando foram fechadas 116 mil vagas.
No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 572.792 postos com carteira assinada no país.